Gir-Pampilhosa e EPVL juntam-se para criar serão surpreendente

O Gir-Pampilhosa, no dia 3 de dezembro, organizou a exibição do filme “A Festa de Babete” de uma forma inesperada. A sessão de cinema foi acompanhada por um jantar à semelhança do que o filme retratou. O jantar e a exibição do filme aconteceram na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), na Pampilhosa.
O filme de Gabriel Axel, “A Festa de Babete”, de 1987, retrata um jantar que a personagem principal, Babette, serve à comunidade onde se refugiou. A ideia do Gir-Pampilhosa foi recriar o jantar servido pela personagem, aos que quiseram participar, “o filme criou o ambiente e a magia necessária para o banquete que se seguiu”, pode ler-se numa publicação da página de Facebook do CineClub da Bairrada.
Após a exibição do filme, deu-se início ao jantar, que os alunos da EPVL prepararam. A ementa que Babette serviu aos convidados foi adaptada, e desta vez, os estudantes da EPVL prepararam Blinis Demidoff com ovas de peixe, sopa de peixe, codornizes assadas recheadas e as trufas da receita original substituídas por uns cogumelos bairradinos. Para acompanhar o jantar, houve espumante e vinhos escolhidos consoante o prato que os convidados estavam a degustar. Os alunos serviram cerca de 30 pessoas.
Ana Pires, Presidente do Gir-Pampilhosa, explica como é que a ideia surgiu “como o filme era sobre uma refeição, uma refeição sumptuosa, nós tentámos, e eles conseguiram, fazer uma cópia dessa ementa. A seguir ao filme, nós comemos praticamente o que eles tinham comido no filme”. A Presidente do Gir-Pampilhosa conclui que “foi uma experiência muito diferente e muito interessante. A unidade filme e jantar resultou, realmente, de uma maneira muito interessante”.