Assembleia Municipal da Mealhada aprova desagregação de freguesias em “sessão histórica”
A Assembleia Municipal da Mealhada aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária, realizada na noite de ontem (15 de dezembro), a desagregação das freguesias que integram a União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes. Uma “sessão histórica”, com unanimidade e aclamação de todas as bancadas, sublinhou Carlos Cabral, presidente da Assembleia Municipal da Mealhada.
“Espero que daqui a três anos já existam eleições para as freguesias de Antes e de Ventosa do Bairro”, afirmou o presidente da Assembleia Municipal.
“Este é um processo histórico porque, há 12 anos, todos os órgãos municipais votaram contra a decisão do Governo de agregação. Decorrido todo este tempo, verifica-se que não houve qualquer benefício para a população, perdeu-se a gestão de proximidade que existia e há que repor a justiça e o desejo das populações”, sublinha Carlos Cabral.
Durante a reunião de Assembleia Municipal intervieram dois cidadãos no período antes da ordem e do dia. No momento de discussão acerca da desagregação intervieram Abílio Semedo, Presidente da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, os deputados António Neves, Sofia Martins, Frederico Santos, Carlos Pimenta e, ainda, o 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, João Lousado, onde deram conhecimento aos presentes de como surgiram as diversas reuniões e motivações para a desagregação da União de Freguesias.
O processo foi iniciado na Assembleia da União de Freguesias de Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro, onde a proposta de desagregação mereceu também a unanimidade, tal como na reunião de Executivo Municipal, que emitiu o parecer favorável necessário ao processo.
No Município da Mealhada, a Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro extinguiu duas freguesias –Antes e Ventosa do Bairro – agregando-as à Mealhada.