Estudantes recebem palestra sobre a temática de Direitos Humanos

Teve lugar no passado dia 12 de dezembro de 2022, na Escola Secundária da Mealhada, promovida pelo Núcleo de Estágio de Inglês do Agrupamento de Escolas da Mealhada e realizada pela Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (RRCAPVTSH), uma ação de informação e consciencialização no âmbito da temática “Direitos Humanos: Tráfico de Seres Humanos”, dirigida aos alunos do 11.º ano de escolaridade.
A ação teve como objetivo alertar e sensibilizar para o crime do Tráfico de Seres Humanos, mostrando que todos os cidadãos podem e devem proceder à sinalização em caso de suspeita de situação de Tráfico de Seres Humanos.
Tratando-se de um fenómeno à escala mundial que viola grosseiramente os Direitos Humanos e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, o Tráfico de Seres Humanos encontra-se explicitamente proibido na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. A dimensão mundial do fenómeno encontra-se bem expressa nos números apresentados, ficando-se a conhecer melhor os indicadores de exploração e a forma como este crime público pode ser combatido.
No que ao Tráfico de Seres Humanos em Portugal diz respeito, estudos mostram que os casos sinalizados aumentaram nos últimos meses em relação aos anos transatos, sendo a maior parte das vítimas do género masculino, adultas e maioritariamente exploradas para fins laborais, enquanto as vítimas do género feminino estão mais associadas ao tráfico para exploração sexual.
Para reportar ou denunciar esta violação dos direitos humanos deve ser feita junto uma Equipa Multidisciplinar da RRCAPVTSH ou num órgão de polícia criminal.