Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Concerto de Ano Novo juntou as quatro filarmónicas da terra


Categorias: Região, Cultura terça, 17 janeiro 2023

Cerca de 160 instrumentistas das quatro filarmónicas de Cantanhede – Phylarmonica Ançanense – Associação Musical, Associação Filarmónica Marialva de Cantanhede, Filarmónica de Covões e Associação Musical da Pocariça -, proporcionaram um concerto único no Multiusos de Febres, perante cerca de 500 pessoas. Um espetáculo que podemos intitular “4 em Sinfonia”, com quatro bandas a interpretar um mesmo programa em plena harmonia e sintonia.

O espetáculo de Ano Novo foi o culminar de um processo empenhado e criativo dos maestros das quatro filarmónicas - Cláudio Batista, Nuno Choupeiro, Fausto Moreira e Pedro Ralo -, dos dirigentes das coletividades e, sobretudo, dos cerca de 160 executantes que estiveram em palco para dar a conhecer o trabalho que resultou dos vários ensaios conjuntos.

Um programa diversificado, com uma estrutura coerente, durante o qual pontuou a interpretação de temas cantados por elementos ligados às bandas filarmónicas, proporcionou uma noite de sábado inesquecível e que marcou também o início do ano cultural no concelho.

A fechar a noite, os músicos interpretaram um tema inédito da autoria e conduzido por Fausto Moreira – “Marcha Carlos de Oliveira” -, com um breve trecho do poema “Xácara das Bruxas Dançando”, da autoria do poeta da Gândara.

O espetáculo terminou com a interpretação do hino-marcha “Cantanhede”, da autoria de Amílcar Morais e letra de Maria de Lurdes Santos.