Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

COD Coimbra lança plataforma de inscrições para voluntários e famílias de acolhimento JMJ 2023


tags: Juventude, Jovens Categorias: Região sexta, 20 janeiro 2023

O Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD Coimbra) lançou oficialmente a plataforma de inscrições para voluntários e famílias de acolhimento dos jovens peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) – portal.jmj2023.pt, no dia 15 de janeiro. As portas do Alma Shopping abriram-se, pelas 15h, para que este lançamento ganhasse amplitude, tornando viável o convite ao maior número de pessoas, cristãs ou não, para serem voluntárias ou famílias de acolhimento dos cerca de 15.000 peregrinos que esperamos na Diocese de Coimbra, de 26 a 31 de julho de 2023. O evento terminou com uma breve atuação do Coro COD Coimbra, que teve como diretor musical José Rebola e Susana China como maestrina.

Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiné Conacri, Itália, Maláui, Nicarágua, Panamá, Polónia, Porto Rico, Quénia, República Dominicana, Roménia, Suazilândia, Suécia, Suíça, Taiwan e Uganda. São estes os países de ondem vêm alguns dos jovens que vão estar em Coimbra nos Dias na Diocese de Coimbra, de 26 a 31 de julho, e cujas bandeiras se fizeram presentes neste evento de abertura oficial das inscrições para voluntários e famílias de acolhimento.

Este evento, que se focou, essencialmente, nas partilhas das experiências vividas por uma família de acolhimento e de um voluntário em Jornadas Mundiais da Juventude passadas, ficou marcado pela alegria de viver em comunidade o espírito de união e fraternidade vivido num dos maiores eventos jovens à escala mundial – as JMJ. Hugo Monteiro, coordenador do COD Coimbra, refere que “os Dias nas Dioceses é para todos nós”, sem qualquer tipo de entrave de idade ou crenças religiosas. Relativamente à semana JMJ, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, o coordenador do COD Coimbra avança que esta será focada nos jovens, “onde todos são peregrinos do mundo”. Em suma, “estas duas semanas vão encher Portugal de uma magia única, uma energia vibrante que, certamente, transformará os corações de todos aqueles que participem ativamente nesta Jornada Mundial da Juventude”, concluí Hugo Monteiro.

As famílias de acolhimento apenas terão que providenciar espaço para dormir, para, pelo menos dois peregrinos, local de higiene diária, garantir os pequenos-almoços e, se possível facilitar o transporte dos jovens peregrinos. A convocatória foi reforçada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que afirmou que no concelho de Coimbra existem 80.000 famílias, das quais “precisamos que 20.000 acolham um jovem ou 10.000 acolham dois jovens, para que todos eles tenham um sítio onde pernoitar”.

“Precisamos que todos colaborem, que todos passem esta mensagem de comunhão e entreajuda”, disse o autarca, que sublinhou que é um privilégio para Coimbra poder fazer parte deste “momento de grande confraternização mundial”, abrindo “as nossas portas a jovens de todo o mundo que também nos vão enriquecer com as experiências da sua cultura e a sua visão do mundo”, terminou.

Faltam 195 dias para que as JMJ 2023 cheguem a Portugal. O Papa Francisco apelou, numa mensagem transmitida neste evento, à “poesia da criatividade” na organização deste evento, que se pretende que seja marcante para todos os participantes. O Santo Padre espera que a JMJ 2023 seja “um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo”, adjetivos que só serão alcançados com o contributo de todos. “Atreve-te a fazer parte!”, é este o lema lançado pelo COD Coimbra, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra, do Alma Shopping, da All House, da Late Publicidade e da Sodicentro.