Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Eurodeputada participa na iniciativa "Bica da Europa" promovida pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria


tags: Europa, Política, Região Categorias: Região quinta, 23 fevereiro 2023

O Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria (EDRCL) promove, amanhã, às 15h, a iniciativa “Bica pela Europa”, no Café Loggia, no Museu Nacional Machado de Castro. Trata-se de uma conversa informal com a presença da Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, sobre "A Participação Portuguesa nas Instituições Europeias". A moderação está a cargo do jornalista João Campos.

Ao longo da sessão serão abordados temas como: as implicações do défice de portugueses nas instituições portuguesas; o que é necessário para garantir uma representação equitativa, equilibrada e sustentada de Portugal nas instituições portuguesas; a estratégia Nacional para as Carreiras Europeias; perceber nossos estudantes estão preparados para as provas da UE; estamos a incutir nos jovens um pensamento crítico de participação cívica ativa na política europeia, entre outros.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site e redes sociais do EDRCL ou neste link: https://forms.gle/ddJMccGsbHUsZR929

Recorde-se que, Portugal é representado no Parlamento Europeu por 21 eurodeputados. Está igualmente presente nas reuniões do Conselho da União Europeia, nas suas diversas formações. Atualmente, a Comissária portuguesa na Comissão Europeia tem a seu cargo a pasta da Coesão e Reformas.

Em 2021, Portugal assumiu pela quarta vez a Presidência do Conselho da União Europeia. A primeira foi em 1992, seis anos depois da sua adesão à Comunidade Económica Europeia. A segunda Presidência Portuguesa foi em 2000 e a terceira em 2007, resultando desta última a assinatura do Tratado de Lisboa.