Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada mostrou as potencialidades na BTL


tags: Mealhada Categorias: Região sexta, 10 março 2023

 

Sob o slogan “Mealhada – Luso – Bussaco: tantas razões, um só destino”, a presença da Mealhada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 1 a 5 de março, foi marcante, a nível dos argumentos naturais, culturais, arquitetónicos e históricos, com destaque para a vertente gastronómica, que marcou pontos nos diversos espaços em que esteve presente.

Mealhada mostrou, na BTL, património, natureza, lazer, saúde e bem-estar, cultura, desporto, é Luso e as termas e a Mata Nacional do Bussaco, o ícone máximo do turismo no Município. E brilhou com a excelência da gastronomia, com a presença da marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: água, pão, vinho e leitão. Sem esquecer os vinhos e os espumantes. “A gastronomia foi uma das âncoras da nossa participação e funcionou muitíssimo bem, quer nos espaços em que promovemos as degustações dos nossos produtos, quer no Restaurante Pedro dos Leitões que esteve connosco e com Anadia em representação da Rota da Bairrada”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.

A gastronomia teve, de resto, mais um elemento associado ao território. “A broa de Santiago” foi apresentada pela padaria Nossa Senhora das Candeias no espaço da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, um bolo que “nasce do desafio de ter uma recriação inspirada num doce conventual no município da Mealhada. Os destinatários são, sobretudo, os milhares de peregrinos que por este caminho passam, acrescentando à região mais uma referência”, explica Pedro Trindade da Nossa Senhora das Candeias.

“Acompanhando o desafio da CIM – Região de Coimbra, que escolheu como tema “Os corredores da Natureza e Água”, conseguimos promover, de forma integrada, os nossos recursos mais importantes: a água e as Termas do Luso, o Bussaco, com todas a sua riqueza, e a gastronomia. E fazer a ligação destes às potencialidades de todo o nosso território, valorizando o facto de nos encontrarmos no Caminho de Santiago e de Fátima, valorizando as nossas tradições e cultura. É esta mensagem que queremos transmitir: vale a pena visitar o nosso território!”, salienta Filomena Pinheiro.