EscolÃadas GlÃcias Plaza 2023 começaram 32.ª em Viseu

Os jovens do ensino secundário e profissional apresentaram as suas provas em duas noites repletas de energia, talento, criatividade e juventude.
O Pavilhão Multiusos de Viseu acolheu o Polo I do projeto Escolíadas Glicínias Plaza, na passada sexta-feira e sábado. Os dois espetáculos deram início à 32.ª edição do Escolíadas Glicínias Plaza. Em competição, estiveram cinco estabelecimentos escolares: Escola Profissional de Carvalhais, Escola Secundária de Santa Comba Dão, Escola Secundária Alves Martins (Viseu) – na sexta-feira, e Colégio de Albergaria e Escola Secundária de Carregal do Sal – no sábado. No total estiveram em palco, cerca de 400 alunos e professores, e mais de 1200 espectadores, na soma das duas noites.
Destas cinco escolas, apenas uma se estreou na competição: a Secundária Alves Martins. A experiência não ficou indiferente para os alunos desta escola de Viseu, “Nunca imaginei que fosse gostar tanto. Adorei participar nas Escolíadas, desde a criação da prova até à participação em palco. Foi muito trabalhoso, mas o resultado compensou o nosso esforço! Para o ano queremos voltar, sem dúvida”, confessou uma aluna.
As duas noites ditaram os três grandes vencedores: Colégio de Albergaria (217 pontos), Escola Secundária de Carregal do Sal (209 pontos) e Escola Secundária de Santa Comba Dão (209 pontos). Estas escolas competirão em conjunto na próxima fase: a final do Polo I, que acontecerá em Águeda, no dia 26 de maio, pelas 21h30.
Os próximos espetáculos desta edição, decorrerão nos dias 12 e 13 de Maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, com o Polo II – Aveiro, onde participará a Escola Secundária da Mealhada. Os bilhetes encontram-se à venda nas escolas participantes (sujeitos a Escolíadas Glicínias Plaza conta com o apoio da DireçãoGeral dos Estabelecimentos Escolares, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Direção Regional de Cultura do Centro e da Fundação Millennium BCP e é financiado pelo Centro Comercial Glicínias Plaza, detentor do naming do projeto há quase uma década.