Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Exposição Livros abertos…personagens à solta assinala Dia Mundial da Criança em Cantanhede


tags: Cantanhede, Cantanhede Categorias: Região segunda, 05 junho 2023

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 30 de junho a exposição Livros Abertos… personagens à solta, criações artísticas de Sónia Oliveira que assinala o universo literário dos mais pequenos, precisamente no mês em que se assinala o Dia Mundial da Criança.

Em exposição estão patentes 27 trabalhos artísticos da autoria da artista que, a convite da Biblioteca Municipal e tendo como ponto de partida contos infantis célebres, criou em artesanato de costura criativa, representações de algumas das suas personagens.

As fábulas e os contos representados com personagens na mostra são “A Bela Adormecida”, “A Carochinha e o João Ratão”, “A história do Pedrito Coelho”, “A Pequena Sereia”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bambi”, “João e Maria” (ou “A Casinha de Chocolate”), “O Capuchinho Vermelho”, “O Coelhinho Branco”, “O Principezinho”, “Os Três Porquinhos” e “Rapunzel”.

Em exposição encontram-se, ainda, três fantoches representativos da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e das personagens de cinema, Eduardo Mãos de Tesoura, do filme com o mesmo nome, e Jack Sparrow, do filme “Piratas das Caraíbas”. Os bonecos expostos estão acompanhados pelos livros que serviram de inspiração à artista, cuja obra está exposta na Instituição.

 

Sobre Sónia Oliveira

Sónia Oliveira nasceu em Coimbra, em 1976 e é natural das Faíscas, concelho de Montemor-o-Velho. Frequentou o Ensino Secundário em Cantanhede na área de Artes, aqui fixou residência há doze anos. Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), trabalhou alguns anos nesta área.

Há cerca de doze anos, aproveitando uma pausa profissional, na qual também foi mãe, começou a dedicar-se à criação artística de bonecos e outras peças infantis, nomeadamente vestuário. Desde muito jovem que é fascinada pela arte, pintura, escultura, artesanato e costura criativa.

Atualmente, Sónia Oliveira dedica-se em exclusivo à criação de bijutaria e joalharia artesanal portuguesa de autor e, também, à criação de peças manufaturadas como bonecos, vestuário, entre outras, com recurso à costura criativa e ao artesanato. No âmbito do seu trabalho, é criadora das marcas Sweet Benjamim, em https://www.facebook.com/SweetBenjamim e Oliveiríssima, em https://www.facebook.com/Oliveirissima/ e @soniaoliveirissima página do instagram.