Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

I Gala do Futebol Clube da Pampilhosa “superou as expectativas” diz a direção do clube


tags: Pampilhosa Categorias: Região, Especial sexta, 23 junho 2023

O Futebol Clube da Pampilhosa celebrou o 93.º aniversário com uma gala, no Cineteatro Messias com casa cheia, no dia 16 de junho, sexta-feira. A iniciativa desta comemoração foi da direção do clube que pretendeu celebrar a vida desta histórica instituição desportiva, homenageando algumas personalidades ligadas ao Pampilhosa, que se destacaram nos últimos tempos.

A Gala foi demarcada pela presença de 340 pessoas, de entre elas 120 atletas. Nesta primeira edição, foram atribuídos 14 galardões, este júri foi composto pelas equipas técnicas e direção do clube. Em futuras edições, a direção pretende criar um grupo de jurados externos, que possam analisar a informação desportiva relativa a cada época futebolística.

Foram prestadas homenagens aos antigos presidentes do clube, entregues diplomas de menções honrosas a todas as equipas de formação e entregaram ainda 12 prémios.

Germano Godinho recebeu o prémio fundador, atribuído ao fundador do clube. José Cadete, Manuel Cristina, Joaquim Cristina, Adelino Silva, Guilherme Duarte, Carlos Duarte, Paulo Cristina, Fernanda Almeida e Joaquim Tomé receberam homenagens por serem antigos presidentes do clube.

Receberam ainda prémios de patrocínio (Carlos Duarte), prémio entidade (Alves Bandeira), prémio prestígio (António Laranjeira), prémios mérito desportivo (Fabiana Duarte, Matilde Castro e Adriano Almeida), prémio dedicação (Carlos Fernandes "Xerife"), prémio carreira (Carlos Colaço "Bebé"), prémio atleta revelação (João Oliveira), prémio atleta formação (Rui Pedro Pinheiro), prémio atleta sénior (Diogo Rola), prémios memória (António Pedro Oliveira "Carrata" e Álvaro Pereira) e prémio ferroviário (Carlos Duarte).

A cerimónia teve diversos momentos de entretenimento entre músicas, performances de dança e artes circense. O atleta petiz, Lucas, foi o primeiro a demonstrar o talento, fazendo truques com a bola, os cantores e artistas Joana Neves, Andy Scotch, Pedro Pimenta e Leonor Quinteiro protagonizaram os quatro momentos musicais. Por sua vez, Sérgio Lindo demonstrou artes circenses e a escola de dança Meia Lua fez três performances.

“A gala, para a sua primeira edição, superou as expectativas da organização, tanto ao nível da adesão do público como na forma bastante profissional com que decorreu, bem como pelo enorme apoio que usufruímos por parte das empresas do Concelho que a nós se associaram. Diariamente, temos estado a receber mensagens de parabéns, incitando à sua continuação. Gostaríamos de, numa próxima edição, poder realizá-la na nossa freguesia” assume a Presidente da Direção do Futebol Clube da Pampilhosa, Patrícia Santos.

A segunda edição do evento é uma questão a ponderar, “consideramos importante não só para o reconhecimento de atletas, equipas técnicas e patrocinadores, mas também para a notoriedade deste clube histórico, que como podemos constatar continua vivo, dinâmico e com um coletivo dedicado” analisa Patrícia Santos.

A época futebolística terminou com a organização de um torneio de futebol jovem, intitulado “Torneio Alves Bandeira”, “evento que teve o envolvimento e a participação de centenas jovens atletas da região centro”, explica a Presidente do FC Pampilhosa. 

O arranque da época 2023/2024 inicia já em agosto com os treinos da equipa sénior e das presumíveis 12 a 14 equipas dos escalões de formação.  “Felizmente, nos últimos anos temos tido um assinalável acréscimo de atletas, o que nos permite ser o maior clube do Concelho e o único com o reconhecimento enquanto Centro Básico de Formação de Futebol”, reitera Patrícia Santos, Presidente da direção do clube.