Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Sem carros, centro da Mealhada ficou reservado para atividades com crianças


tags: Mealhada, Juventude, Jovens Categorias: Região, Desporto, Saúde sexta, 29 setembro 2023

Dezenas de crianças ocuparam, no dia 22 de setembro, o centro da cidade da Mealhada, com diversas atividades, como dança e atividade física, gincana de bicicletas e demonstração de meios da GNR, assinalando-se, assim, o Dia Europeu Sem carros. Proibido, só mesmo o trânsito motorizado.

O Dia Europeu Sem Carros foi assinalado com diversas atividades que substituíram o habitual trânsito. Logo pela manhã, técnicos da Autarquia da Mealhada receberam as crianças e foram, a pé, entregá-las nas escolas da Mealhada e da Pampilhosa, dando corpo à iniciativa boleia humana. Ao longo do dia, nas ruas, em vez de carros, estiveram bicicletas e muitas crianças que dançaram, correram e deram nova vida ao centro da cidade. Para a população, estiveram ainda disponíveis rastreios de saúde, nomeadamente de tensão arterial, glicémia e colesterol, avaliação nutricional, bem como uma exposição de soluções energéticas.

O Dia Europeu Sem Carros decorreu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, teve como tema a “eficiência energética”. Durante toda a semana, realizaram-se diversas iniciativas, como provas de orientação, no Parque da Cidade, caminhadas nas diversas freguesias e o workshop “Mealhada acessível”, com a colaboração da associação Accessible Portugal.

A Semana Europeia da Mobilidade assinala-se, anualmente, de 16 a 22 de setembro, com atividades dedicadas à mobilidade sustentável que visam suscitar o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, nomeadamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

“O Município da Mealhada é um dos subscritores do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima 2030, pelo que faz todo o sentido associarmo-nos à SEM. O nosso objetivo é centrar o debate em torno destas questões da mobilidade e da mobilidade inclusiva, até porque esta é uma das temáticas que norteia na nossa política de intervenção em espaços públicos do concelho”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.