Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Escutismo vivido, também, na rede, em nome da Paz e do Diálogo


tags: Juventude, Jovens Categorias: Região sexta, 27 outubro 2023

Os escuteiros de todo o mundo realizaram no passado fim de semana o maior evento digital e de rádio do mundo, que promove a amizade e a cidadania global há quase setenta anos. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023 realizou-se em todo o planeta o 66.º Jamboree On The Air (JOTA, de radioamadorismo) e o 27.o Jamboree On The Internet (JOTI), que aproximou, através do ‘éter’ mais de dois milhões de escuteiros de todo o mundo. O Corpo Nacional de Escutas e a Região de Coimbra, especialmente, não deixaram de se associar a uma iniciativa icónica do Movimento Escutista Universal.

Esta atividade, vivida este ano num ambiente particularmente difícil para o Mundo, tem como objetivo a promoção de um sentido de cidadania global e de amizade, em que a comunicação entre jovens de todo o planeta é fomentada, através de rádio –via radioamadorismo – e pela internet.

PUB

O tema universal deste ano foi “Sente a Terra”, porque é urgente a consciencialização para o cuidado da Casa Comum. Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), os jovens foram desafiados a pensar nos maiores desafios que o nosso planeta enfrenta.

A Região de Évora foi a anfitriã da Estação Nacional do Jota-Joti do Corpo Nacional de Escutas. Mas também na Região de Coimbra a atividade foi vivida com intensidade. A Casa do Escuteiro, a sede regional do Escutismo em Coimbra, albergou uma estação do JOTA e proporcionou, durante o dia de sábado, 21 de outubro, atividades para cerca de uma centena de escuteiros que visitaram as instalações e puderam participar em jogos e atividades lúdicas de contacto com outros escuteiros e de experimentação de diferentes modos de comunicação.

Também em Coja, na Lousã, em Lavos e em Santa Clara (Coimbra) os agrupamentos de escuteiros do CNE instalaram bases do JOTA e do JOTI e viveram esta atividade com máxima intensidade, aproveitando-a como uma oportunidade pedagógica de vivência positiva da universalidade do método escutista. A Fraternidade Nuno Alvares (antigos escuteiros do CNE) também instalou uma base em Almaça, no concelho de Mortágua, promovido pelo o Núcleo da Cidade de Coimbra, e na Palheira, pelo Núcleo local.

Através das ondas da rádio, de frequência em frequência, um pouco por todo o país e por todo o mundo foram sendo feitos registos e enviadas mensagens, com a ajuda de radioamadores, para vários pontos do mundo. Se dúvidas houvesse nos registos, nada que um mapa mundo não resolvesse, para que Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros pudessem colocar o seu pin no mapa! O JOTA continuou a demonstrar a verdadeira essência do Jamboree no Ar. Por sua vez, o JOTI é adaptado aos novos tempos. Através do computador participaram no chat e participam nos jogos organizados pela WOSM.

O Chefe Regional de Coimbra do CNE, Nuno Castela Canilho, sublinhou o sentido de fraternidade mundial que o Movimento Escutista promove e considerou o 66.o JOTA e o 27.o JOTI como “um sinal claro que a Juventude dá ao Mundo, de uma opção clara da Comunicação, do Diálogo e do Encontro como meio preferencial de se ser Pessoa, de se ser Humano, de se ser Gente”. “O Escutismo é um Movimento de Paz, baseado em princípios de respeito mútuo, de Igualdade e de Fraternidade entre todos os Homens e Mulheres do mundo, que fomenta esses valores em todo o planeta, em quase todos os países e religiões”, refere Nuno Castela Canilho, que acrescenta: “Fazemos esse esforço de Paz e de Diálogo há mais de um século, em tempos difíceis e em muitas localizações. E continuaremos a fazê-lo. Sempre!”.

 

O que é o CNE?

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação de juventude de Portugal e da Diocese de Coimbra. A Região de Coimbra – que compreende todo o território da Diocese católica de Coimbra – tem quase 3800 escuteiros, operando e crescendo em 56 agrupamentos, em 20 concelhos de todo o território que se estende da Mealhada a Ferreira do Zêzere e da costa marítima até Oliveira do Hospital. Em Janeiro de 2024 a cidade de Coimbra acolherá o Congresso Nacional do Corpo Nacional de Escutas, no Convento de São Francisco, com a presença esperada de mil congressistas. E em 2026 a região de Coimbra do CNE assinalará o seu primeiro centenário.

 

Se eu quiser ser escuteiro?

No sentido de apoiar todos os que desejarem ser escuteiros, o Corpo Nacional de Escutas acolhe as crianças e os jovens dos 6 aos 22 anos, bem como todos os que, com mais de 22 anos se disponham a ser dirigentes. A Junta Regional de Coimbra disponibiliza-se a ajudar a estabelecer a ponte entre as famílias ou os jovens e os agrupamentos que – por uma questão de proximidade geográfica ou outra – sejam mais convenientes para acolher os futuros escuteiros. Bastará, para isso, o contacto para o email cr.coimbra@escutismo.pt