Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro oferece 790 compostores domésticos e baldes de 10 litros


tags: Oliveira do Bairro Categorias: Região terça, 07 novembro 2023

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro está a distribuir gratuitamente 790 compostores domésticos e baldes de 10 litros pelos munícipes, no âmbito do seu projeto “Dar Valor é Dar Vida”, para a separação no domicílio de resíduos urbanos biodegradáveis (resíduos alimentares e de jardim) e produção de composto.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal, podem participar neste projeto e receber os compostores domésticos “todos os cidadãos residentes no Concelho de Oliveira do Bairro, cuja residência disponha de condições físicas para colocar este equipamento, como um quintal, horta, jardim ou terreno”.

A distribuição gratuita de compostores domésticos pelos habitantes do concelho é feita mediante o preenchimento de um formulário de inscrição, disponível no site do Município, em https://www.cm-olb.pt/p/terraaterra, ou através dos contactos 234 732 139 e ambiente@cm-olb.pt.

Para além da entrega de contentores, a autarquia está também a realizar ações de sensibilização que visam esclarecer e informar a população sobre o que são, como separar e quais as vantagens e procedimentos para a recolha seletiva dos resíduos urbanos biodegradáveis.

No âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental, o Município de Oliveira do Bairro tornou-se um dos primeiros municípios da área de ação da ERSUC (entidade que assegura a recolha seletiva de resíduos em 36 concelhos da região Centro) a implementar medidas para a valorização de biorresíduos.

Jorge Pato aproveitou para deixar um apelo a todos os munícipes para que “adiram às iniciativas ambientais do Município”. O autarca adiantou ainda que “com este projeto, pretendemos proporcionar as condições necessárias aos munícipes para que reciclem os resíduos que produzem nas suas habitações, o que tem vantagens ambientais e económicas, contribuindo assim para um ambiente mais sustentável, bem como para a redução da tarifa de tratamento dos resíduos, que pesa cada vez mais no orçamento familiar”.