
A Ferraria, em Barcouço, vai receber o BioFestival de Outono, nos dias 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro. Entre workshops, passeios micológicos, magusto, mercadinho, gastronomia e fun zone, o Centro Social e Cultural da Ferraria promete trazer muita animação à edição deste ano do BioFestival.
A iniciativa pretende dar a conhecer os produtos locais e artesanais, desde a produção até à confeção, assim como os seus produtores, com atividades e com expositores.
A abertura oficial do BioFestival de Outono acontece no dia 30 de novembro, quinta-feira, pelas 8h, no Grande Hotel de Luso. Pelas 9h, no mesmo local, irá realizar-se um Seminário “Cogumelos do ‘Prado ao Prato’”, o “seminário convida a refletir sobre a produção de cogumelos e substratos em Portugal e a interação com o sector florestal e agrícola, e a inclusão e enquadramento dos cogumelos na dieta mediterrânica”, afirma a organização. “O seminário Cogumelos do ‘Prado ao Prato’ procura atrair produtores de cogumelos e substratos e todos produtores do sector florestal e agrícola interessados neste tema. Qualquer pessoa poderá participar, é também objetivo do projeto sensibilizar para a produção integrada dos cogumelos, o contributo destes superalimentos para um padrão alimentar saudável e sustentável, entre outros aspetos, junto de vários públicos”, esclarece.
Para participar no seminário basta preencher a inscrição no formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZvoRqO3Avchopf-cKi10uPRPtcYXKLrtSpA0zkD8A95Gpog/viewform. Os oradores serão especialistas na área, tal como Ricardo Torres e Anabela Marisa Azul.
Durante a tarde, haverá a “Jeropiga d’honra”, no Centro Social e Cultural da Ferraria, seguida de um jantar, também no Centro Social e Cultural. A festa continua com animação.
No dia 1 de dezembro, as iniciativas começam às 10h, com Passeio Micológico na Serra do Bussaco, saída da Ferraria, orientados pelos especialistas na área da micologia, Ricardo Torres, Anabela Marisa Azul, António Santos, Sílvia Leão, o passeio requer inscrição obrigatória. Durante a tarde haverá identificação dos cogumelos colhidos e dois workshops de produção de fumeiro transmontano e produção de cerveja artesanal. À noite, haverá animação com música dos anos 70, 80 e 90.
No dia seguinte, as iniciativas continuam com um workshop de produção de pão e bolo caseiro em forno a lenha, “O Mundo Mágico dos Cogumelos” e animação, à noite, com o Duo VC.
O certame termina no dia 3 de dezembro, e a Centro Social e Cultural da Ferraria preparou, para esse dia, uma Aula de Ginástica com a Prof. Sofia Silva, foraging, colheita e identificação de plantas silvestres comestíveis na rota histórica da Ferraria, tarde de ranchos e a “Monumental Castanhada com água pé e jeropiga”.
As inscrições para os passeios não têm data limite, mas “quanto mais cedo melhor por causa de garantir transporte”, clarifica a organização. As inscrições devem ser feitas em cscferraria@gmail.com, ou 916 837 624 ou 916 006 209. Os passeios têm o custo de 10€ por pessoa e incluem pequeno-almoço. Os workshops não têm inscrição obrigatória, o valor é de 5€ por participante.
30 de novembro – quinta-feira
8h: Abertura oficial do BioFestival de Outono
9h: Seminário Cogumelos do ‘Prado ao Prato’, no Grande Hotel de Luso
18h: Jeropiga d’honra, no Centro Social e Cultural da Ferraria
19h: Jantar, no Centro Social e Cultural da Ferraria
22h30: Animação
1 de dezembro – sexta-feira
9h: Abertura do BioFestival de Outono, no Centro Social e Cultural da Ferraria
10h: Passeio Micológico na serra do Bussaco, saída da Ferraria (Ricardo Torres, Anabela Marisa Azul, António Santos, Sílvia Leão)
12h30: Almoço, no Centro Social e Cultural da Ferraria
15h: Identificação dos cogumelos colhidos, Centro de identificação de espécies micológicas
16h: Produção de fumeiro transmontano – Eng. Miguel Bento, Espaço Workshops
17h30: Produção de cerveja artesanal – Simão Jesus e Diogo Jesus, Espaço Workshops
19h: Jantar, no Centro Social e Cultural da Ferraria
22h30: Animação (Música dos anos 70, 80, 90), no Centro Social e Cultural da Ferraria
2 de dezembro – sábado
8h: Abertura BioFestival de Outono, no Centro Social e Cultural da Ferraria
9h: Produção de pão e bolo caseiro em forno a lenha – “Ti” Maria da Palaia/ Balbina, Espaço Workshops
10h: Passeio micológico na Região da Gândara, saída da Ferraria (Ricardo Torres, Anabela Marisa Azul, António Santos, Sílvia Leão)
12h30: Almoço, no Centro Social e Cultural da Ferraria
15h: Identificação dos cogumelos colhidos, Centro de identificação de espécies micológicas
15h: Produção de pão e bolo caseiro em forno a lenha – “Ti” Maria da Palaia/ Balbina (2.ª parte), Quinta da Palaia
17h: O Mundo Mágico dos Cogumelos – Eng. Ricardo Torres, Espaço Workshop
19h: Jantar, no Centro Social e Cultural da Ferraria
22h30: Animação (Duo VC), no Centro Social e Cultural da Ferraria
3 de dezembro – domingo
8h: Abertura BioFestival de Outono, no Centro Social e Cultural da Ferraria
9h: Aula de Ginástica com a Prof. Sofia Silva, no Centro Social e Cultural da Ferraria
10h: Foraging, colheita e identificação de plantas silvestres comestíveis na rota histórica da Ferraria – Eng. Cláudio Carvalho
12h30: Almoço, no Centro Social e Cultural da Ferraria
14h: Tarde de Ranchos, com os magníficos grupos etnográficos: Grupo Folclórico de “Os Lavradores” de Cordinhã, Grupo Folclórico Infantil “Os Lavradores” de Cordinhã, Grupo de Danças e Cantares da Cidreira – Coimbra
16h: Monumental Castanhada com água pé e jeropiga, no Centro Social e Cultural da Ferraria
19h: Encerramento do BioFestival de Outono 2023, no Centro Social e Cultural da Ferraria