Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mata Nacional do Bussaco: A primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica


tags: Mealhada, Mata do Bussaco , Bussaco Categorias: Saúde quinta, 01 fevereiro 2024

As potencialidades naturais, numa floresta única, com árvores centenárias, espaços paradisíacos, são algumas das principais características do ex-libris da vila do Luso que levam a que Mata do Bussaco apenas aguarde a certificação de Floresta Terapêutica que é atribuída pelo Gabinete de Florestas Terapêuticas.

É com enorme satisfação e orgulho que Guilherme Duarte, presidente da Fundação Nacional do Bussaco (FNB), afirma que esta é a “primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica certificada”, já que estão reunidas todas as propriedades botânicas e culturais únicas “que vão fazer bem a quem nos visita, para retemperar energias de uma forma diferente”. “Todas a energias que as árvores têm podem ser transmitidas a quem visita, obviamente com a devida prescrição e acompanhamento de técnicos especializados”, sublinha Guilherme Duarte.

Está provado, através de estudos, que a energia transmitida pelas árvores faz bem ao visitante/paciente proporcionando bem-estar psíquico e mental. As “árvores centenárias, as sequoias, o cedro do Bussaco, que pela sua grandiosidade e porte” são a mais adequadas a este tipo de terapia, ressalva o presidente da FNB.

A Mata Nacional do Bussaco transmite energias positivas, é tranquilizante e relaxante, e como tal é “procurada diariamente por grupos ou de forma individual para apreciar e conhecer este monumento vivo”, o número de visitantes “estão a crescer de ano para ano”, enfatiza Guilherme Duarte. Os visitantes vêm de todas as partes do mundo, “destacam-se os israelitas, americanos e espanhóis”, acrescenta.

Recorde-se ainda, que a Mata Nacional do Bussaco é candidata a Património Mundial da Unesco e a Marca Património Europeu o que torna esta floresta com 4 seculos de existência única em Portugal.