Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara aumenta apoios às juntas de freguesia em materiais de construção


tags: Oliveira do Bairro Categorias: Região quarta, 07 fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, aprovou recentemente, o aumento de 100 mil euros disponibilizado às quatro Juntas de Freguesia do Concelho, em materiais de construção, excluindo areão, para obras de conservação e manutenção, assim como para a utilização dos seus autocarros.

O valor é relativo ao ano em curso e representa um aumento de 40 mil euros relativamente ao estipulado para 2023. A quantidade de material a disponibilizar tem em conta a área e o número de habitantes de cada freguesia, ficando Oliveira do Bairro com 24 mil euros, Oiã com 30 mil euros, a Palhaça com 15 mil euros e a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa com 31 mil euros.

Para além da cedência de materiais de construção e a utilização de autocarros, o “Regulamento Municipal sobre as Formas de Apoio às Freguesias do Município de Oliveira do Bairro” prevê ainda a produção de material publicitário, cedência de espaços municipais, máquinas e outros equipamentos, o apoio a atividades de ocupação de tempos livres e ensino não formal e o apoio à participação em atividades organizadas pela Câmara Municipal.

O aumento do valor a disponibilizar em materiais de construção justificasse com a necessidade de continuar a dar às juntas “todas as condições para fazerem obra nas suas freguesias e responderem aos anseios dos seus fregueses”, explicou Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. 

“Os apoios que atribuímos às Juntas de Freguesia são um investimento que fazemos nas pessoas e na sua qualidade de vida, independentemente da cor política que está a liderar cada autarquia”, ressalvou ainda o líder da Câmara Municipal. “E é por esta razão que todos estes apoios concedidos estão formalmente regulamentados, de forma objetiva e com a concordância dos Srs. presidentes de junta, deixando no passado a subjetividade e arbitrariedade na sua atribuição”, concluiu Duarte Novo.