Orquestra da Costa Atlântica no Cineteatro Messias
O ciclo de música de câmara da Orquestra da Costa Atlântica desenvolve-se sobre o mote “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita” e vai estar presente no Cineteatro Messias, no próximo dia 3 de março, pelas 16horas.
Luís Miguel Clemente, maestro e curador da orquestra, destaca que “para este concerto na Mealhada vamos levar um trio constituído por clarinete, oboé e fagote que são instrumentos musicais sensíveis e expressivos em termos de sonoridade. Este trio, para este concerto em especial, inclui duas obras de compositores portugueses, Sérgio Azevedo, um dos compositores mais reputados da atualidade e Miguel Duarte Oliveira que já venceu o prémio ‘Lopes Graça de Composição’, estas duas obras serão contrapostas com o mais famoso trio, composto no séc. XIX, por Beethoven, o Opus 87”.
O “ciclo de música de câmara da Orquestra da Costa Atlântica foi instalado de forma regular desde 2023, e o nome do próprio ciclo ‘Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita’, procura através de pequenos grupos de música de câmara, quartetos, trios, quintetos fazer uma contraposição de obras de compositores portugueses e estrangeiros que unidos pela mesma temática ou até pelo mesmo período histórico fazem este encontro de culturas na música” explicou Luís Miguel Clemente, ao Jornal da Mealhada.
Em todos os espetáculos há uma reação “surpreendente pela positiva do público” já que há uma “introdução explicativa da audição” antes do início de cada concerto, explicou o maestro. São abordados e contextualizados os conteúdos musicais para que o público esteja preparado para o que vai ouvir.
Luis Miguel Clemente, é o maestro e curador da Orquestra Atlântica, desde muito jovem sempre gostou e estudou música, passou pela guitarra clássica, formou-se em musicologia e posteriormente em direção de orquestra.