Smart Travel reúne oradores internacionais na Região Centro
Mealhada e Luso recebem, nos próximos dias 17 e 18 de abril, a 10ª edição do Smart Travel 2024 onde se irão debater diversas temáticas e experienciar o que a região tem de melhor.
A apresentação deste evento decorreu no passado dia 9 de abril no Salão Nobre da Câmara Municipal da Mealhada, onde se destacaram e abordaram todas as iniciativas que iam decorrer na cidade.
No primeiro dia, 17 de abril, o evento decorre entre o Luso e Mealhada com provas de produtos regionais, com o objetivo de identificar o potencial de investimento, interesse cultural, gastronómico e turístico.
Segundo se pode ler na página da Smart Travel 24, “no final da tarde, haverá tempo para a abertura oficial do evento com a presença de dois oradores que irão lançar o mote para refletirmos sobre o futuro das cidades e territórios. O professor de Filosofia José Alves Jana falará sobre a necessidade de «regressarmos urgentemente à Polis». Por outro lado, Jorge Saraiva irá colocar em perspetiva as diversas correntes de inteligência dos dias de hoje”.
O segundo dia, 18 de abril, irá decorrer no Cine Teatro Messias que contará com a presença de oradores internacionais. Entre os oradores convidados destacam-se “Piero Pelizzaro (Diretor do Centro Nacional de Inovação para Edifícios Públicos em Itália), Jaeyeon Choe (Professora e Investigadora na Glasgow Caledonian University no Reino Unido) e Joe Appleton (Jornalista, comunicador e Storyteller). Entre os oradores nacionais, destaque para Helena Freitas, Cristóvão Monteiro, Paula Teles, Hélder Bruno, entre outros.
Nesse mesmo dia o Smart Travel terá três painéis, tal como é indicado no site da organização “O primeiro, dedicado às cidades; o segundo, dedicado às tecnologias, ferramentas e serviços orientados para as cidades e para os destinos. Inovação, criatividade, sustentabilidade, os pilares de um futuro mais inteligente; o terceiro, dedicado ao turismo, bem-estar, urbanismo e estratégias e desenvolvimento para moldar as cidades e os territórios não apenas fisicamente, mas também influenciar emocionalmente e com acentuada carga positiva os cidadãos que as habitam.
O Smart Travel foi o primeiro evento dedicado às Smart Cities e Smart Tourism em todo o mundo envolvendo, na sua primeira edição em 2014, mais de 60 oradores e cerca de 900 participantes ao longo dos 4 dias de conferências, workshops, Hackathons e visitas pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O SMART TRAVEL marcou a agenda internacional e estabeleceu novas fronteiras para o futuro, nomeadamente, juntando tópicos desconexos como o Turismo e Destinos Inteligentes e as Cidades periféricas, remotas e com dificuldades em reter e atrair população, talento e investimento.
Nesta edição, propõe-se lançar novos temas de discussão mais centrados na Região Inteligente, enquadrando todos os tópicos relacionados com a sustentabilidade, energia, mobilidade, desenvolvimento económico e social, educação, gastronomia, saúde e bem-estar e atração de investimento.