Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Celebração da Liberdade e inauguração da obra de Bordalo II


tags: Mealhada Categorias: Região quarta, 24 abril 2024

O artista Bordalo II construiu um Pica Pau de cabeça dourada no tribunal da Mealhada, que irá ser inaugurado amanhã, 25 de Abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução.

Mais conhecido por Bordalo II, é conhecido por usar nas suas obras de arte lixo, nomeadamente plástico, metal e outros tipos de materiais que normalmente já não são úteis.

O artista tem construído peças, de pequena ou grande escala, pelo mundo e tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a produção excessiva e o consumismo exagerado.

O Jornal da Mealhada acompanhou a construção do Pica Pau de cabeça dourada e falou com Artur Bordalo com o intuito de saber um pouco mais sobre o artista e perceber qual o motivo da escolha deste animal 

Há quanto é que realiza estes trabalhos?

Desde 2012 

Quantos dias demorou a construir este animal na Mealhada?

Em estúdio, uma semana, no local um dia e meio. 

Quantas pessoas trabalharam neste animal?

No mural físico, 4, incluindo eu. 

Qual o motivo da escolha do Pica Pau de cabeça Dourada?

Tento sempre selecionar animais locais e este é o caso de um deles. Quis que fosse uma ave para que houvesse uma ligação à liberdade e creio que todas as aves têm inevitavelmente a conotação de serem livres, por serem voadoras. O pica pau malhado é uma ave típica desta zona, mas aqui optei pelo pica pau de cabeça dourada por ter uma estética que liga de forma mais direta com a temática do 25 de Abril, motivo pelo qual fomos convidados a intervir aqui.

Onde recolhe os materiais para estes trabalhos?

Da rua e a partir do contacto com empresas de gestão de resíduos.

Que mensagem pretende transmitir?

Um apelo em que temos de proteger o ambiente e o nosso planeta.  

Qual é a sua missão?

Chamando a atenção para esta problemática através da minha obra e para temas da atualidade que considero relevantes, motivando o diálogo e a discussão construtiva.

Escolhe primeiro os materiais e decide o que vai representar, ou vice-versa?

Normalmente decido o que quero fazer e começo a criar com o que tenho disponível.  Às vezes descubro um material que quero muito usar e aí, o processo acontece ao contrário. 

Quais os maiores desafios ao trabalhar com lixo?

O processo de limpeza é um grande desafio! Por vezes chegam-nos em muito más condições!

Seleciona o lixo para as construções, ou tenta adaptar e usar tudo o que tem?

Um pouco dos dois.

O Pica Pau de cabeça dourada representado no tribunal é incluído nas obras de Bordalo II “Big Trash Aninals” (Grandes Animais de lixo) que exibe animais em grande escala construídos com lixo