Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Entrevista a António Jorge Franco: Dia do Município


tags: Mealhada, Luso, Mata do Bussaco Categorias: Entrevista quinta, 09 maio 2024

O Dia da Ascensão, feriado Municipal da Mealhada, será comemorado com várias iniciativas na cidade, em Luso e na Mata Nacional do Bussaco, hoje, dia 9 de maio. O Jornal da Mealhada falou com o Presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, para perceber como é que os mealhadenses vivem e sentem este dia.

Qual o significado e a importância do Dia da Ascensão para os mealhadenses?

PUB

A Romaria da Ascensão ocorria entre o Luso e a Mata Nacional do Bussaco desde os finais do séc. XIX e envolvia todos os concelhos da região: Penacova, Cantanhede, Mortágua, Anadia, Oliveira do Bairro e Mealhada. Hoje já não tanto a pé, mas o interesse por esta Romaria continua vivo, com muitas das nossas as gentes a procurarem o Bussaco para o seu piquenique e a feira e Romaria da Ascensão.

Qual é o papel da Câmara Municipal na celebração e comemoração deste feriado?

A Câmara Municipal procura dar alguma solenidade a este feriado que é o Dia do Município, nestes últimos anos com a homenagem pública aos funcionários com mais anos de serviço. A cerimónia será realizada logo pela manhã no Cineteatro Messias. E associa-se às comemorações que decorrem na Mata Nacional do Bussaco, desafiando os mealhadenses a visitarem a Mata neste dia.

Quais eventos ou atividades que marcam o Dia da Ascensão este ano?

A Romaria e a Feira da Ascensão são os principais eventos que, na verdade, estão a cargo da Fundação Mata do Bussaco. Habitualmente há animação musical a cargos de grupos folclóricos da região, feira e até venda por parte de artesãos. A Feira de Artesanato decorre nos Jardins do Palace Hotel e a Feira da Ascensão, nas Portas de Sula, junto ao Obelisco. Este ano, com a mais valia de que também se realizará a Via-Sacra encenada, o que será mais um atrativo.

Além das festividades, quais são os aspetos históricos ou culturais do Dia da Ascensão que os cidadãos mais valorizam?

A Ascensão é uma festa importante do calendário religioso datando do séc. IV d.C., e que celebra a Ascensão do Senhor aos Céus, 40 dias depois da Páscoa. Na Mealhada e na região, a data era celebrada no posto mais alto, o Bussaco. Era um dia de tradicional partilha e de junção de famílias.

Como é que a câmara municipal está a promover o envolvimento da comunidade neste feriado municipal?

O envolvimento passa por divulgar a Mata do Bussaco, por apelar à preservação das tradições e por lançar pequenos desafios como as ruas floridas no Luso, vila onde, neste dia, passam muitas pessoas oriundas dos concelhos vizinhos. Dado o interesse por esta Romaria, pelas gentes da região e por esta tradição, este dia será marcado, pelo desafio feito à população do Luso de engalanar as ruas, as portas, as janelas, grades e as entradas das casas e de outros edifícios.

De que forma os cidadãos podem contribuir ou participar das atividades do Dia da Ascensão?

Os cidadãos podem viver o dia com a consciência que é o Dia do Município, que é uma oportunidade de visitarem o Bussaco e se envolverem na vivência do Município.   De partilharem o dia com a família e os amigos num cenário único que é a Mata Nacional do Bussaco.

Olhando para o futuro, quais são as aspirações da câmara municipal para este feriado e como espera que ele evolua nos próximos anos?

Esperamos que a população continue esta tradição de se dirigir ao Bussaco neste dia, que mais grupos façam a reconstituição da antiga romaria à semelhança do que vai fazer, por exemplo, o Rancho São João de Casal Comba, entre outros.