O romance «A Quinta do Cedro», do mealhadense António Breda Carvalho, venceu a 3.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Porto Editora, que publicará a obra em breve.
O júri distinguiu o romance "pela originalidade e consistência da trama narrativa, evocando um certo Portugal do Estado Novo até ao momento da Revolução de 1974, com apreciável poder de reconstituição de ambientes; também pelo assinalável domínio da língua portuguesa e pelas suas capacidades de expressão".
Após a conclusão do livro, acerca de três anos, o mealhadense decidiu fazer uma “pausa literária”. O romance «A Quinta do Cedro» “jazia abandonado numa gaveta e por instigação de um amigo escritor, António Breda Carvalho concorreu ao Prémio Literário Luís Miguel Rocha. “Em boa hora ouvi e obedeci às suas palavras”, conta o escritor ao Jornal da Mealhada.
O reconhecimento deste Prémio a nível nacional representa “um estímulo para iniciar uma nova etapa da minha vida literária, mesmo que a atividade de escritor seja, muitas vezes, apenas sonho e trabalho, porque nem sempre se materializa em prémio, livro publicado ou leitores”, explica António Breda Carvalho.
Recorde-se que o autor, na entrevista que o Jornal da Mealhada publicou em fevereiro deste ano, afirmou estar a aguardar o resultado de um concurso literário, para o qual tinha enviado um romance.
Três meses depois, aqui está o resultado.