Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

O Som dos Livros: O Podcast que leva a Literatura Mealhadense a novas terras


tags: Leitura, Mealhada, Mealhada, Prazeres Interrompidos Categorias: Cultura terça, 14 maio 2024

O Jornal da Mealhada e o autor do podcast, Prazeres Interrompidos, Octávio Nuno, realizaram uma parceria que consiste na leitura de livros de autores mealhadenses.

O livro «O Fotógrafo da Madeira», de António Breda Carvalho, foi o primeiro que Octávio Nuno leu, nesta parceria com o Jornal da Mealhada. Com um enquadramento histórico como pano de fundo, política, lutas religiosas e, não poderia faltar, uma história de amor, o podcast é deveras interessante.

PUB

Em cada podcast, com menos de dois minutos, é apresentado o livro de forma sucinta, objetiva e concreta. Cada livro é um mundo de descoberta, de evasão, que nos faz pensar, transmite sabedoria e conhecimentos, no fundo remete-nos para outros lugares e espaços.

Cresceu rodeado de livros por influência do seu avô, Octávio Nuno confessa que os livros são o seu “mundo, adorava olhar para as estantes e para as lombadas dos livros. Para mim significavam o prazer e a aventura do conhecimento”. Aliás, lembra que uma das suas leituras mais a sério foi o livro «Arquipélago de Gulag» de Alexandre Soljenitsyne, “uma edição antiga do meu avô que guardo como recordação”.

Durante a leitura de cada livro o autor do podcast, Prazeres Interrompidos, fazia resumos e apontamentos. A ideia de iniciar este projeto parte então do seu filho, em 2022, e hoje já é ouvido em 75 países. Segundo Octávio Nuno, “o podcast tenta trazer uma boa seleção de livros, para ajudar todos os que queiram se aventurar na leitura. Estes, são, a meu ver, a melhor maneira de conhecer o mundo. Um mundo que tem uma diversidade enorme e que exige que sejamos capazes de interpretar e conhecer. Por isso, nada melhor que um bom livro”.

O amor pelos livros, revelado, e sentido por quem ouve, através de cada podcast, está a chegar às pessoas. “Talvez seja esse um dos segredos para o podcast estar a passar neste momento em 61 órgãos de informação, 53 rádios mais 8 jornais (num total de 50 nacionais e 11 estrangeiros). Entretanto, juntaram-se também 65 bibliotecas (62 nacionais e 3 estrangeiras). Mas também tenho como parceiros 21 Associações de Estudantes e até o Instituto Superior Politécnico Independente de Lubango (Angola). Dos 199 parceiros atuais do podcast, 181 são nacionais e 18 estrangeiros (2 em Moçambique, 3 em Angola, 1 na Bélgica, 1 Alemanha, 1 na França, 1 no Egito, 1 na Itália, 5 no Brasil, 1 nos Estados Unidos, 1 na África do Sul e 1 na Holanda). Para além de tudo isto, segundo os dados das 28 plataformas, como a Apple, Spotify, Amazon … o podcast é ouvido em 75 países”, revela, orgulhosamente, Octávio Nuno.

Prazeres Interrompidos: «O Fotógrafo da Madeira»