Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada - Origens históricas do nome


tags: EPVL, Mealhada Categorias: Região terça, 14 maio 2024

Uma das alunas do nosso grupo é oriunda do Brasil, mas habita em Coimbra, desloca-se todos os dias até à Mealhada para estudar decidiu perguntar aos colegas a razão de ser do nome desta cidade. O facto de nenhum colega saber responder foi a motivação para decidirmos fazer uma breve pesquisa sobre a origem do nome. Acreditamos que este pequeno contributo pode satisfazer curiosidades e ajudar os jovens da nossa idade no seu crescimento cultural. Afinal, o nome de uma terra não é só algo fixo desde o passado, mas uma realidade dinâmica que todos os dias todos ajudamos a construir.

O concelho da Mealhada tem 111 km² de área e 19 348 habitantes (dados de 2021), dividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte por Anadia, a leste por Mortágua e Penacova, a sul por Coimbra e a Oeste por Cantanhede.

Relativamente ao nome “Mealhada” são apresentadas três hipóteses para a sua origem: “Meia-moeda”; “Meada” (meada ou nó de estradas); “Mealha” (antiga moeda de cobre).

A origem aceite como a mais rigorosa e mais comum do nome “Mealhada” vem das recolhas de mealhas, ou seja, contribuições em dinheiro miúdo. Chamava-se Medalia, em latim, à metade de um denário, que era partido em dois. Ou seja, as mealhas eram usadas no pagamento de impostos locais e eram armanezadas nos chamados cofres mealheiros. Foram abolidas por decisão de D. Manuel I. Muitos de nós, quando acumulamos as moedas que os pais e familiares nos vão dando e vamos juntando no nosso mealheiro pessoal, nem recordamos esta associação ao nome da cidade que todos os dias frequentamos.

O primeiro documento em que aparece a designação da vila é de 1288, como Mealhada má ou Mealhadamá. A seguir ao final do século XVI predominou a forma corrente de Mealhada.

A 12 de Setembro de 1514, o rei D. Manuel I concede foral à Mealhada e também à Vacariça. Todavia, a Vacariça exerceu domínio administrativo sobre a Mealhada, afirmando a sua supremacia, até 6 de novembro de 1836, data da criação do concelho da Mealhada, no reinado de D. Maria II. A freguesia da Mealhada, só foi criada a 24 de junho de 1944, por desmembramento da freguesia da Vacariça. Em termos religiosos, a Mealhada continuou dependente da Vacariça até há bem pouco tempo. O ponto de vista religioso, a padroeira da cidade da Mealhada é Santa Ana.

Filipa Cruz e Luísa Grille, 10º ano, EPVL.