Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cavaleiros Fashion’24 já conta com a 2ª edição


tags: Mealhada, Mealhada, Moda, Cavaleiros Categorias: Especial, Entrevista segunda, 24 junho 2024

O desfile de moda Cavaleiros Fashion’24 irá realizar-se no próximo dia 6 de julho, na Escola Primária de Cavaleiros, Mealhada, e conta com a participação especial de duas Drag Queens. Estarão também presentes o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, e o presidente da junta de freguesia de Barcouço, João Cidra Duarte. O Jornal da Mealhada falou com Nélida Marques, uma das organizadoras do evento, que explicou como nasceu a ideia de organizar este evento de moda e os seus principais objetivos.

Quantos organizadores são?

PUB

Somos um grupo de 10 amigos, de Cavaleiros, em conjunto com a Associação Planalto de Barcouço.

Quais os objetivos deste evento de moda?

O nosso principal objetivo é dinamizar a aldeia e a economia local, as festas tradicionais populares acabaram e quisemos preencher uma lacuna. A nossa primeira edição foi no ano passado, em 2023, e assim se iniciaram os convites às marcas e artesãos para participarem, procura de patrocínios e tudo que estivesse relacionado com beleza e bem-estar.

Para além disso, queremos que as pessoas desta localidade convivam.

Como foi a adesão no primeiro evento?

Muito boa, decorreu no centro cultural de Cavaleiros. Recebemos mais pessoas do que esperávamos. Aliás, por ter sido um evento tão falado este ano já angariamos mais patrocinadores.

Há quanto tempo é que começou a preparar este evento?

Há cerca de sete ou oito meses. É preciso tempo e dedicação para organizar um evento deste género. Fazemos contactos com as lojas que querem aderir, já estão inscritas lojas de Coimbra, Cantanhede e Mealhada. Algumas das lojas já têm modelos o que facilita o processo

Que marcas fornecem roupas, calçado e adereços?

Várias, como D’Mursy com bijuteria, Maria Chic e Sofia Modas com roupa e eu estarei presente com a Zero Waste Nelly.

Enquanto organizadora o que é preciso para organizar um evento destes?

É preciso muita motivação e gosto para concretizar o objetivo pretendido. Todos os organizadores deste evento estão a estabelecer contactos para que o objetivo seja cumprido.

 

Quais são as principais atrações deste desfile?

No dia 6 de julho, pelas 10h da manhã, irá decorrer um desfile de carros clássicos. Após o almoço, pelas 15: 30 daremos início ao desfile de moda. Haverá espaço para dança, música com o Pantera Mirex – G e teatro. No final do evento contamos com a presença de duas Drag Queens, Lorena Fox e Ruby Star. Acredito que é um evento diferente e arrojado para todos os tipos de público. Durante todo o dia contamos com a presença de cerca de 20 expositores da zona da Mealhada para que as pessoas possam divulgar os seus trabalhos e serviços.

Expetativas para o evento deste ano?

As expetativas são muito altas. Este desfile de moda tem tudo para correr bem. Gostava que o Cavaleiros Fashion’24 ficasse na memória das pessoas.

Vai estar presente com roupas da sua loja. Qual é o principal conceito que desenvolve lá?

A sustentabilidade ambiental na indústria têxtil foi sempre uma área que me preocupou imenso. A abertura da loja Zero Waste Nelly é a realização de um sonho que eu tinha. O principal conceito é fazer a reciclagem de roupa, calçado, acessórios e outras peças para que tenham uma segunda vida. As peças de roupa que vão para o lixo são queimadas e acabam por causar grandes níveis de poluição. O maior aterro sanitário de roupas fast fashion situa-se no Chile que está a causar uma poluição ambiental terrível. O que não serve para nós pode servir para outra pessoa. Durante algum tempo esteve uma costureira na loja, que era muito criativa, e alterava as peças de roupa usadas com retalhos, essas peças venderam-se muito bem porque eram diferentes.