Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Santo António - 1195-1231 Santo Português


tags: Corália Canas Categorias: Opinião quinta, 11 julho 2024

Santo António, nasceu em Lisboa, com o nome de Fernando, tendo vivido a sua infância e adolescência, na residência paterna, na zona da Sé de Lisboa.

Tendo ingressado na vida religiosa, em São Vicente de Fora em Lisboa, indo depois para o mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde seria ordenado sacerdote.

PUB

Em Coimbra, a tradição oral, associa-o a ter sido pároco da Igreja de Santo António dos Olivais.

No entanto, entusiasmado pela vida missionária, partiu para o norte de África e depois para Itália.

“S. Francisco de Assis”, cativado pela eloquência, convida-o a lecionar “Teologia”, começando uma brilhante carreira de teólogo em Bolonha, Montpellier e Toulouse. A ação galvanizadora das suas palestras e os vastos dotes de oratória, garantam-lhe fama por toda a Europa.

Faleceu em Pádua, onde repousou as suas relíquias numa Catedral imponente de solenidade.

Foi proclamado “doutor da Igreja” por Pio XII em 16/01/1946.

Embora Santo António não seja o Padroeiro de Lisboa, as gentes da Capital têm pela sua memória uma grande devoção e carinho.

Foi em sua honra que foi escolhido o Feriado Municipal de Lisboa, em 13 de junho.

A sua fama de milagreiro e casamenteiro, motivaram dois grandes eventos, a saber:

  1. Os Casamentos de Santo António:

Têm um cariz solidário, no entanto não deixaram de ser um espetáculo deslumbrante e imponente, onde a ajuda se converte em amor e carinho.

  1. As Marchas de Santo António:

Representam a voz de um povo que adora e venera o seu Santo, fazendo questão de celebrar com nobreza, amor, carinho, tradição e muito trabalho, a sua memória:

  1. Os marchantes ensaiam meses seguidos as canções, os passos de dança, como se fossem operetas, tal é a devoção, entusiasmo e responsabilidade
  2. Não só os marchantes treinam, também existem outros atores com grandes responsabilidades tais como ensaiadores, músicos, costureiras, encenadores, toda a gente dos bairros respetivos contribui para um possível sucesso.

Todo o conjunto resulta em dois grandes espetáculos que a RTP proporciona durante dois dias para todo o país.

Para um final ainda mais caloroso, as tasquinhas dos bairros são o conforto final dos dois grandes espetáculos, aquecendo com os seus tradicionais petiscos, o ambiente já frio quando a noite arrefece o entusiasmo.

Santo António é um Santo português e do mundo.