Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhedense João Dias preparou árbitros no Campeonato Europeu de Futebol


Categorias: Desporto quinta, 18 julho 2024

O professor de Cantanhede João Dias marcou presença no Campeonato Europeu de Futebol, que terminou no passado dia 14 de julho, na Alemanha, com a vitória da seleção espanhola, integrado numa equipa de cinco preparadores físicos (um belga, um português, um inglês, um macedónio e um sérvio) que ajudaram à preparação dos árbitros nomeados para a competição.

O trabalho realizado com as diversas equipas de arbitragem focou-se, essencialmente, no processo de preparação específica para cada um dos jogos e no processo de recuperação.

PUB

Com esta participação, João Dias elevou para 17 o número de participações em fases finais de competições europeias de clubes e/ou seleções, percurso que iniciou em 2004, com a Campeonato Europeu de Futebol realizado em Portugal.

Face ao histórico de presenças em fases finais de competições europeias, a que se juntam as constantes chamadas, nos últimos anos, para ministrar cursos/seminários da UEFA, constata-se um envolvimento e confiança cada vez maior do organismo máximo do futebol europeu pelo trabalho desenvolvido pelo professor de Cantanhede.

“Esta longevidade e confiança dos responsáveis da UEFA continua a ser um enorme orgulho, mas em simultâneo, uma enorme responsabilidade. Ter o privilégio de trabalhar com os melhores da Europa e do Mundo é algo bastante motivador, e temos de dar tudo o que temos, todos os dias, pois para os técnicos, todos os dias são segunda-feira”, refere, realçando a “enorme satisfação por ter trabalhado com a equipa portuguesa [Artur Soares Dias, Paulo Soares e Pedro Ribeiro], que teve três excelentes prestações ao longo da competição”.

“Chegar a este patamar é muito difícil, mas permanecer lá durante 20 anos, com um aumento progressivo de tarefas/responsabilidades, é ainda muito mais difícil. Para que esta evolução aconteça, é necessário um espírito de superação/ambição permanentes, e um foco sistemático no presente e no futuro, pois a alteração/atualização de metodologias de treino são uma constante dos nossos tempos. Não vivo em função do currículo acumulado, bem pelo contrário, as vivências anteriores servem apenas como um importante potencial de aquisição de experiências e conhecimentos. Este já passou, e agora, é continuar a trabalhar para que novas oportunidades se concretizem”, concluiu.