Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Marmeleira valoriza reabilitação para manter o estatuto de “Aldeia de Portugal”


tags: Mortágua Categorias: Região sexta, 19 julho 2024

A Junta de Freguesia da Marmeleira, com o apoio da Câmara Municipal de Mortágua, está a proceder à requalificação da zona compreendida entre o Parque da Nossa Sra. da Ribeira e as ruínas da capela da Nossa Sra. do Carmo (Séc.XVII).

Uma parte significativa da intervenção geral já foi executada, como a melhoria dos acessos, a regularização do piso do percurso nalguns pontos (mantendo o seu estado natural e permitindo o acesso a pessoas que tenham menos mobilidade), a construção de um novo pontão sobre a ribeira, a colocação de iluminação e de sinalética. Foi também iniciada a construção de instalações sanitárias no acesso poente (lado da estrada principal).

PUB

Recentemente realizou-se a XIII Feira do Pão inserida na iniciativa “Aldeia em Festa” e muitos visitantes tiveram oportunidade de descobrir a beleza deste trilho frondoso que acompanha a ribeira da Marmeleira, manifestando a surpresa e o agrado pela transformação do local, de um ano para o outro.

A Câmara Municipal vai ainda proceder à reabilitação do açude e requalificação das margens da ribeira, junto à antiga Capela da Nossa Sra. do Carmo, tendo como objetivo a criação de um espelho de água e área de lazer. Está também prevista a estabilização e conservação das ruínas da capela, num projeto que envolve a Universidade de Coimbra.

José Midões, presidente da Junta de Freguesia da Marmeleira, refere que ostentar o estatuto de Aldeia de Portugal “é uma responsabilidade acrescida”. “Há todo um trabalho que é preciso fazer para continuarmos a merecer essa distinção, que muito nos honra”, afirma. “Ao longo dos anos temos vindo a melhorar o espaço onde está instalada a Feira do Pão e agora estamos a executar estes melhoramentos na ligação do parque da Nª Senhora da Ribeira à zona da antiga capela da Sra. do Carmo. São dois exemplos, entre outros, daquilo que nós queremos, ou seja, valorizar os nossos recursos naturais e o nosso património, proporcionar mais e melhores condições para os nossos habitantes e atrair visitantes. Neste desiderato temos contado com o apoio da Câmara Municipal, que tem sido um parceiro fundamental na concretização dos anseios da Junta de Freguesia e das suas populações”.

Toda esta intervenção representa um importante contributo para a valorização da aldeia de Marmeleira (que está classificada como Aldeia de Portugal desde 2022) como pólo de atração de visitantes e para a qualidade de vida dos habitantes.