Dia do Cão-Guia 2024: Uma noite de música, tradição e solidariedade
O Arraial Popular Comemorativo do Dia do Cão-Guia 2024, na sede, em Chão de Vento – Mortágua, decorreu no passado dia 13 de julho, teve início às 17h e estendeu-se pela noite dentro.
A animação musical esteve a cargo dos Paralelos do Ritmo e do Jorge Amaral e, ao jantar, foram servidas as tradicionais papas, acompanhadas, com sardinha assada ou com porco no espeto e arroz com feijão. Havia ainda disponíveis outras iguarias e petiscos (como a sandes de leitão ou a grelhada mista), doces diversos, muitos deles oferecidos por amigos da Escola.
Como sempre em outras edições, houve a barraquinha da quermesse, várias bancas de artesanato e a habitual banca das t-shirts comemorativas da Escola de Cães-Guia e outros artigos promocionais.
Neste dia, houve uma homenagem, com a entrega de uma lembrança, feita pelos educadores mais velhos (Sabina Teixeira, Vítor Costa e Marta Ferreira), ao Prof. Júlio Damas Paiva, pelo seu contributo para a génese da Escola, pela sua participação em várias ações da Escola e na continuidade da formação em Orientação e Mobilidade.
Outro momento da noite, foi o agradecimento feito à Equipa que em nome da ABAADV participou no Campeonato Multisport 2024, em Coimbra, fechando a sua participação no 1º lugar na categoria – Triatlo Standard Estafetas.
Toda a equipa da ABAADV considera que o “Arraial Popular dos Cães-Guia é sempre muito especial para todos os que pertencem à grande família da ABAADV, pois é muito mais do que um evento solidário. É um dia de muita animação e alegria, mas é também um dia de reencontros, para os utilizadores, as famílias de acolhimentos e a equipa da escola. É, igualmente, neste dia, que os cães-guia voltam à sua primeira casa e reencontram quem os acompanhou ao longo dos seus primeiros 2 anos e percurso educacional”, refere um dos membros.
Neste dia, a Associação abre as portas à comunidade em que se insere, convidando todos os que queiram, a divertir-se com família e amigos, passando bons momentos, ao mesmo tempo que conhecem melhor, de uma forma descontraída, animada e informal, o trabalho desenvolvido.
A ABAADV – Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual – mais conhecida como Escola de Cães-Guia para Cegos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Mortágua que, desde 1999, tem como principal objetivo a educação de cães-guia para cegos.