Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mais de 350 escuteiros "percorrem" Rota da Seda em Mortágua


quarta, 31 julho 2024

Terminou ontem o ACANUC24, a atividade que reuniu mais de 350 escuteiros dos Agrupamentos do Núcleo Centro Norte da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas. Durante cinco dias, o 1037 Mealhada, 1067 Pampilhosa, 1036 Barcouço e mais 11 agrupamentos da região, viveram numa "aldeia de lona" no Santuário de Nossa Senhora de Chão de Calvos, em Mortágua.

Sob o imaginário da Rota da Seda, os lobitos e escuteiros transformaram-se em verdadeiros mercadores durante a atividade que foi recheada de aprendizagens, aventuras e muita amizade.

PUB

As condições climáticas foram um desafio, mas nada demoveu as três centenas de jovens a viverem as atividades escutistas previstas, encerrando com a celebração de uma eucaristia em campo, contando com a presença do Chefe Regional de Coimbra, Nuno Canilho.

Em declarações, a Chefe de Núcleo Sandra Forte, destacou o apoio fundamental do Município de Mortágua para a concretização desta atividade, que encerra um ciclo de três anos da Junta de Núcleo Centro Norte. Ressalvou ainda o voluntarismo, espírito de missão e sacrifício dos dirigentes que trocaram as habituais férias para dedicar o seu tempo aos jovens lobitos e escuteiros.

O Núcleo Centro Norte, um dos três da Região de Coimbra, é liderado pela dirigente do 1067 Pampilhosa desde 2021, terminando agora o seu mandato. É composto por 21 agrupamentos de escuteiros dos concelhos da Mealhada, Coimbra, Mortágua, Penacova, Oliveira do Hospital, Arganil e Tábua, pertencentes aos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. As crianças e jovens têm idades compreendidas entre os seis e os 22 anos, havendo depois centenas de adultos voluntários ao serviço do maior movimento juvenil nacional, o Corpo Nacional de Escutas.