Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Do sonho à realidade: Academia Cantanhede Gym conquista título de Utilidade Pública


quarta, 31 julho 2024

A Academia CantanhedeGym (ACG), foi considerada uma instituição de Utilidade Pública, no passado dia 19 de julho, pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Esta é uma atribuição governamental cujos os critérios para a obter são muito minuciosos, aprofundados e difíceis de alcançar, “demonstram que estamos a fazer o percurso correto, ao nível administrativo, desportivo e social, o que nos deixa muito orgulhosos, e que irá aumentar as nossas responsabilidades para o futuro” realça João Dias, presidente da direção da ACG.

PUB

Este estatuto recentemente adquirido, o de Utilidade Pública, “representa o culminar de anos de trabalho, onde o sonho de trazer e desenvolver a ginástica em Cantanhede, começou com dois ginastas e um tapete. Foram muitos os que criticaram a implementação da Ginástica em Cantanhede, mas nunca deixei que esse tipo de contrariedades me influenciasse. Sabia bem para onde queria ir, e que caminho traçar. Para nós está atribuição é assim o fazer História, e, pois, como sempre disse este projeto é bem mais que só ginástica, é sim uma escola de virtudes, de formação humana e desportiva, passando pelo desenvolvimento de áreas, como a cultura, as tradições, as artes, a cultura musical, a representação e claro a ginástica e a dança. Quem realmente conhece o nosso trabalho, sabe que não desenvolvemos, apenas ginastas, para a competição, mas também para a recreação, para o espetáculo, e ainda o desporto para todos, independentemente dos problemas ou necessidades educativas especiais”, destaca Vanda Dias, treinadora no ACG.

Professora de educação física, Vanda Dias, lembra o início que deu origem ao ACG, no clube de Desporto Escolar um grupo de jovens apaixonou-se pela ginástica levando a que fossem reconhecidos “por Helena Teodósio, atual presidente da Câmara de Cantanhede, em criar a Escola Municipal de Ginástica de Cantanhede, onde fui a sua Coordenadora e Mentora. Esta é a verdadeira história da ginástica em Cantanhede. Um sonho, que com a conjugação perfeita de competência, paixão, amor, visão e oportunidade, levou a que se criasse a Academia CantanhedeGym”.

Brevemente, o município de Cantanhede irá disponibilizar um Pavilhão Municipal de Ginástica que irá proporcionar melhores condições de treino e competição, “pois já não temos espaço para tantos ginastas, e muitas vezes, temos de adequar espaços e rotinas competitivas, levando perdas de tempo efetivo de treino e adaptações na hora mesmo em Competições. Os restantes polos e espaços, vão continuar a funcionar, até porque facilita numa primeira abordagem o contacto com a modalidade. Mas à medida que os jovens evoluem, aí sim terão que se concentrarem no espaço destinado para a competição”, explicou Vanda Dias ao Jornal da Mealhada.

Esta é uma instituição sem fins lucrativos e “nas últimas semanas, constatámos um Movimento Solidário de entidades do Concelho de Cantanhede, pais e amigos de ginastas, para a angariação de apoios à participação dos nossos ginastas no Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica 2024, e que muito nos deixou sensibilizados.”, refere o presidente da direção do ACG.