Música, sabores e alegria na festa de Mortágua Viva
A festa Mortágua Viva começa hoje, 14 de agosto, e promete trazer muita alegria e animação até o dia 18 de agosto à cidade de Mortágua. Este é um evento que traz alegria e animação a toda a cidade e se intensifica com a presença dos Mortaguenses que estão radicados no estrangeiro e noutros ponto do país, e que nesta altura do ano fazem questão de regressar à sua terra para viver e compartilhar estes dias festivos.
Hoje, o primeiro dia da Mortágua Viva será marcado pela sessão de Abertura Oficial, marcada para as 19h00, com a presença das Entidades Municipais e Convidados.
Todos os dias, a partir das 20h00, as “Tasquinhas” são ponto de encontro para jantares com familiares e amigos e momentos de conversa e confraternização à mesa. Este ano são 30 as Associações que marcam presença na Praça dos Sentidos com mostra de gastronomia tradicional e regional, incluindo a tasquinha dedicada aos “Sabores do Mundo”, que constituiu um sucesso na sua primeira edição em 2022. As comunidades imigrantes residentes em Mortágua vão trazer os sabores do Brasil, Índia e Angola. Esta participação visa promover a integração plena dos imigrantes na comunidade local, e ao mesmo tempo divulgar e partilhar a sua cultura, costumes e tradições.
A Comuna de Wormeldange, no âmbito da geminação com o Município de Mortágua, é já uma presença habitual nas festas apresentando a sua gastronomia e os vinhos da região do Mosele. Este ano a representação será assegurada por funcionários daquela autarquia luxemburguesa.
Além da gastronomia, os concertos são outro dos fortes motivos de atração de visitantes, com entradas gratuitas todos os dias. E logo a abrir com um dos maiores nomes da música portuguesa, Sérgio Godinho, que estará acompanhado pela Filarmónica de Mortágua. O “Concerto da Liberdade”, como é denominado, está também inserido na comemoração dos 50 anos do 25 de abril. Segue-se no dia 15 Plutónio (um dos fenómenos da atualidade do Hip Hop nacional e um dos artistas mais requisitados do momento), no dia 16 Bárbara Tinoco (uma das revelações da nova geração de artistas nacionais) e no dia 17 Miguel Araújo, que tem esgotado Coliseus. Antes dos concertos com os artistas nacionais, sobem ao palco as Bandas Locais (Deadwaters no dia 15 e Cordas Partidas no dia 16) e no sábado realiza-se ainda a Gala Internacional de Folclore organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores.
No final dos concertos a música continua na Praça dos Sentidos com Dj`s locais.
À semelhança do ano transato, o Espaço Vida será outro dos palcos de animação diária, oferecendo atividades artísticas e culturais para toda a família. Este espaço contará com momentos de animação diariamente, a partir das 16h00, incluindo pequenos concertos. Káustica, Morgad, Masena, Crassh_ Recycled e Lunch Club, estão entre os Artistas e Grupos que vão atuar no designado Palco Vida. Os Lunch Club é uma banda formada por ingleses que vivem há vários anos em Mortágua, sendo mais um exemplo de
integração e multiculturalidade na Mortágua Viva. O Espaço Vida funciona também como uma mostra dos jovens talentos locais, dando a conhecer os seus projetos nas mais diversas áreas.
A animação do Espaço Vida inclui ainda artes circenses, e para os mais pequenos, a Hora do Conto, insufláveis, pinturas faciais, entre outras diversões. Haverá também animação das ruas comerciais e da área das tasquinhas.
O desporto integra também o programa das festas, com a realização do 22º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, no dia 15, e o Torneio de Futebol de 7 do Sporting Clube de Vale de Açores.