Socialização e qualidade de vida em destaque na cerimónia da CADES
A cerimónia de abertura do ano letivo 2024/2025 da Universidade Sénior CADES decorreu ontem, dia 2 de setembro, nas instalações da EPVL. O evento foi marcado por uma palestra intitulada "A Importância da Socialização no Envelhecimento Ativo e Saudável", que destacou o papel fundamental das interações sociais na qualidade de vida dos mais velhos
Nesta ocasião especial, que também celebrou os 15 anos de existência da CADES, foram apresentados os professores do próximo ano letivo, bem como as disciplinas que serão oferecidas. Patrícia Figueiredo, coordenadora do projeto, destacou que “a CADES tem como objetivo contribuir para o bem-estar social e oferecer uma formação abrangente”.
O debate sobre a socialização e seu impacto no envelhecimento reuniu especialistas de diferentes áreas. Manuela Grazina, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, onde enfatizou que, além da genética, fatores ambientais e alimentares são “essenciais para a qualidade de vida de cada pessoa”. A investigadora acrescentou que as “atividades variadas promovem a aprendizagem, estimulam o cérebro, ajudam a pensar, a agir e, desta forma, o risco de demência diminuí”.
Joana Pereira, psicóloga que colabora com a CADES, destacou a importância da socialização após as perdas associadas ao envelhecimento, “como a perda de trabalho, rotina ou entes queridos”. Para a psicóloga, “a socialização é extremamente importante, pois proporciona partilha, atividades em grupo e a criação de novos laços e amizades”.
Continue a ler na edição impressa.