Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Investimento em projeto para melhorar qualidade de vida dos idosos


tags: Mortágua Categorias: Região quarta, 11 setembro 2024

O Município de Mortágua vai avançar com um novo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de 5ª Geração, intitulado "Viver+ Viver Feliz", destinado à população idosa. A iniciativa sucede ao CLDS-4G e foi concebida para dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, reforçando a importância do projeto no apoio social. O executivo municipal, apesar do fim do CLDS-4G, decidiu manter a equipa técnica e assegurar a continuidade das ações até à aprovação deste novo programa.

Segundo consta no site da Câmara Municipal de Mortágua, o projeto terá início marcado para 1 de outubro de 2024, tem como objetivo promover a qualidade de vida, autonomia, bem-estar e inclusão da população idosa. Para isso, será implementado um Plano de Ação com 11 atividades focadas na "Promoção da Autonomia, Envelhecimento Ativo e Longevidade". Entre as ações previstas estão a promoção de uma vida ativa para os idosos, com atividades físicas e oficinas de motricidade em várias localidades, além de iniciativas intergeracionais para fortalecer o convívio entre diferentes gerações.

PUB

Outro destaque do programa é a criação de um serviço móvel de proximidade, que oferecerá apoio itinerante nas áreas social, de saúde e cultural. Este serviço incluirá ações de sensibilização e informação sobre temas como nutrição, segurança, envelhecimento ativo e prevenção de quedas, entre outros.

O projeto também prevê campanhas de sensibilização sobre a prevenção da violência contra idosos, incluindo violência doméstica e de género, e busca capacitar a comunidade com ferramentas para lidar com emergências sociais. O incentivo ao voluntariado social é outra das metas do "Viver+ Viver Feliz".

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, o novo CLDS é " um instrumento de resposta às necessidades de uma parte significativa da nossa população, reforçando as políticas sociais do município e promovendo mais inclusão e melhor qualidade de vida junto da população idosa”. O autarca refere que “o envelhecimento ativo é um dos grandes desafios da nossa sociedade e do nosso tempo", reforçando as políticas sociais do município

O CLDS-5G tem a Câmara Municipal como entidade promotora e a ADICES como entidade coordenadora. Com um financiamento de 492.880,00 euros pelo Programa Pessoas 2030, o projeto terá uma duração de quatro anos, terminando em 31 de outubro de 2028.