Exposição Raça Marinhoa: do Pasto para o Prato
A Confraria da Raça Marinhoa em parceria com a Burguezia do Leitão, promovem uma exposição sobre a Raça Marinhoa, tendo contado na sua inauguração com a presença do Presidente da Direção Alfredo Côrte-Real.
Esta exposição dá a conhecer a História da Raça Marinhoa, o papel da Confraria na sua promoção e conta com diversos elementos visuais que irão também explicar como esta Carne é confecionada, nomeadamente uma pintura e uma réplica da Vaca.
Esta Carne integra a Carta da Burguezia do Leitão, que é um espaço oficial de representação da mesma, e esta exposição está disponível pela primeira vez a todos os clientes que venham ao Restaurante e ao Lounge Bar, para que mais pessoas possam conhecer esta raça autóctone.
“A importância desta espécie é fundamental para a biodiversidade de toda a região do Baixo Vouga e Baixo Mondego, sendo que é o único animal de grande porte autóctone de toda esta região. Nele assentou durante gerações a subsistência de milhares de famílias e com o aparecimento da mecanização, foi perdendo funções e importância. Hoje, devemos-lhe muito, e tem um lugar reservado no nosso ecossistema e, cabe-nos a todos nós, contribuir para a sua preservação.” destacou Alfredo Côrte-Real no momento da abertura ao público desta exposição, ao qual se seguiu um almoço degustativo com foco nesta Carne, preparado pelo Chef Duarte Nuno Godinho.
A exposição pode ser visitada até ao final do mês de setembro.