Portugal em alerta vermelho para o risco de incêndio até amanhã
Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, nomeadamente nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis, os quais já ativaram os seus Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil, e a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro informa que decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro hoje, dia 16 de setembro.
O comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais.
Atendendo ao corte de várias autoestradas na Região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2 e outras vias), e à volatilidade da evolução dos incêndios, apela-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido.
As aulas estão também suspensas no município de Albergaria-a-Velha. Mantem-se o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível vermelho, até as 23:59 horas do dia 17 de setembro, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.
A proteção civil já adiantou que pediu ajuda à União Europeia para combater os incêndios florestais em curso.
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizará hoje, dia 16 de setembro, às 20 horas, um novo ponto de situação dos incêndios rurais que lavram no país.