Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Incêndios no distrito de Aveiro causam cortes nas estradas e quatro feridos


Categorias: Região segunda, 16 setembro 2024

Devido aos incêndios que lavram no distrito de Aveiro, decorreu, pelas 14 horas de hoje, 16 de setembro, uma reunião do Centro de Coordenação Operacional Sub-regional da Região de Aveiro.

Desta forma, o comunicado emitido pela Autoridade Nacional e Proteção Civil informa que na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, e da consequente ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro permanece muito complexa a situação nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis e também Aveiro e Estarreja.

PUB

Os referidos municípios já ativaram os respetivos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil. Assim sendo, a Proteção Civil recomenda à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais e evitando a permanência ao ar livre, especialmente no caso das pessoas com doenças crónicas, idosos e crianças.

Atendendo ao corte de várias autoestradas na Região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2, EN 109 e outras vias/nós de acesso), e à volatilidade da evolução dos incêndios, continua a apelar-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido.

Permanece ainda cortada a Linha do Vouga. Encontram-se internados no Hospital de Aveiro três feridos (dois com queimaduras e um por efeitos de uma projeção/explosão), tendo um outro ferido grave sido evacuado para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga informou que abriu hoje, pelas 1300, a Unidade de Saúde Familiar Fénix, a funcionar no Centro de Saúde de Aveiro, para onde irão direcionar os doentes com patologias ligeiras (pulseiras verdes e azuis).