Início do ano letivo em Penacova é considerado “muito positivo”
O vereador da Educação do Município de Penacova, Carlos Sousa, e a diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova, Cristina Simões, visitaram ontem, dia 16 de setembro, a Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva e fizeram “um balanço muito positivo” do primeiro dia de aulas dos 1125 alunos que frequentam os 13 estabelecimentos de ensino (jardins de infância, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário) existentes neste concelho do distrito de Coimbra.
Durante esta visita o autarca Carlos Sousa, para justificar o sucesso do arranque do ano escolar 2024/2025, começou por salientar a importância da "rede de transportes completamente articulada”, a implementação do Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA) e a "excelente relação de sintonia entre o município e a direção do agrupamento e entre os pais/encarregados de educação e o agrupamento de escolas e o município”.
Cristina Simões salientou a eficiência da plataforma digital SIGA, que faz a gestão educativa de várias valências: gestão de ação social escolar, gestão dos recursos humanos, requisição e assiduidade das refeições escolares.
O vereador da Educação, por outro lado, destacou a qualidade da comida servida nas cantinas. “Estamos a fornecer refeições de qualidade e isso acaba também por criar um ambiente muito positivo junto da comunidade escolar”, disse o autarca, após ter almoçado no refeitório da Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva.
A diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova corrobora as palavras do vereador da Educação e lembra que, devido a esse aumento de qualidade das refeições, nos últimos dois anos tem vindo sempre a crescer o número de almoços servidos nos 13 estabelecimentos de ensino do concelho, situando-se, atualmente, na ordem das mil refeições/dia.
Carlos Sousa diz que a Educação tem sido uma das áreas onde o município tem apostado em novas iniciativas e, promete, "assim vai continuar". E dá alguns exemplos “mais relevantes”: a feira de orientação escolar e profissional, as escolíadas júnior, a nova dinâmica das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em cooperação com a Escola de Artes de Penacova, a iniciativa “Filarmónicas vão à Escola" e o programa “À volta dos livros”, um conjunto de sessões multidisciplinares, lúdicas e pedagógicas, dirigidas a pais e filhos, que tem esgotado a biblioteca municipal.
Foto: Diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova, Cristina Simões, e o vereador da Educação do Município de Penacova, Carlos Sousa