Projeto Radar Social: Georreferenciação de Vulnerabilidades em Mortágua
O Projeto Radar Social, que teve início este mês, visa georreferenciar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, risco de pobreza e exclusão social, além de mapear recursos e respostas adequadas a essas situações. A iniciativa procura trabalhar em articulação e cooperação com a rede social do concelho, facilitando o planeamento das respostas e dos recursos necessários.
Esta implementação resulta de uma candidatura do Município de Mortágua à componente CO3 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência, que financia o projeto integralmente. Com duração de 27 meses, o projeto será executado por uma equipa de dois técnicos especializados.
O Radar Social compreende duas fases de intervenção. A primeira, com duração de três meses, onde serão atualizados os instrumentos de planeamento da Rede Social, incluindo o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano de Ação.
Na segunda fase, que se estenderá por 24 meses, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social no âmbito municipal. Este sistema identificará pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, além de mapear recursos e soluções a nível local e regional, colocando em prática o plano de ação.
Com esta iniciativa, o Município de Mortágua contará com uma ferramenta essencial para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre a realidade social do concelho. Isso permitirá uma planificação mais eficaz de recursos e ações, respondendo de forma adequada aos diagnósticos e desafios identificados pela equipa do projeto.