Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

ACB aprovou contas e realiza hoje assembleia geral


tags: Mealhada, Carnaval Categorias: Região quarta, 25 setembro 2024

Na última assembleia-geral da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), realizada a 12 de setembro, foram aprovadas, por maioria, as contas do período entre 1 de junho de 2023 e 31 de maio de 2024. Mediante as contas apresentadas os sócios foram informados de que o ano económico encerra com cerca de mil euros nas contas bancárias da associação. A senda de reuniões das assembleias-gerais da ACB ainda não terminou e hoje, 25 de setembro, realiza-se mais uma reunião.

A 10 de julho de 2024 teve lugar uma reunião da assembleia geral que tinha na sua ordem de trabalhos a apresentação de contas e a eleição dos novos órgãos sociais. Esta reunião foi suspensa por falta de documentação relativa à apresentação de contas. No entanto, foi distribuído por alguns sócios um documento – uma impressão de uma apresentação em powerpoint – com uma versão das contas que a direção pretenderia aprovar nessa data. 

PUB

Contrariamente ao que seria de esperar, nova reunião da assembleia-geral, em 29 de julho, não deu continuidade à reunião suspensa, nem regressou aos pontos de apresentação de contas ou de eleições, mas, tão só, à “reestruturação dos órgãos sociais”. Esta reunião viu o seu término com a saída da Paula Gradim dos órgãos sociais, e a restruturação do elenco diretivo da ACB, com Lina Gomes que passou a ser Vice-Presidente e Francisco Silva que assumiu a função secretário da mesa de Assembleia.

A apresentação de contas e “informações sobre eleições dos órgãos sociais” foram, então, os pontos da ordem de trabalhos de uma nova reunião da assembleia-geral, agendada para 12 de setembro de 2024. Uma análise comparativa entre o documento distribuído em 10 de julho e as contas apresentadas em 12 de setembro, revela algumas diferenças significativas. Em qualquer dos documentos não é apresentado um saldo final do exercício, ficando apenas a informação, verbal de Bruno Diogo, tesoureiro da Direção, de que no dia em que o exercício terminou a ACB não tinha dívidas e teria mil euros nas contas bancárias.

Os documentos de contas apresentados em ambas as assembleias (10 de julho e 12 de setembro) contextualizam as atividades desenvolvidas pela ACB, nomeadamente a participação na Feira de Gastronomia 2023, a organização do Festival de Samba 2023, no Parque da Cidade, e a organização do Carnaval 2024. Inicialmente o documento destaca o prejuízo do exercício anterior devido a dívidas com fornecedores relativas ao Carnaval de 2023.

Na versão de 10 de julho, no primeiro relatório apresentado, a análise económico-financeira da Feira de Gastronomia 2023 apresentava uma receita total de 17.736 euros, os gastos seriam no valor de 14.502 euros, o que perfaria um resultado positivo de 3.234 euros. Já o relatório apresentado posteriormente, em 12 de setembro, para o mesmo evento, cifrava a receita no valor de 16.276,74 euros, os gastos no total de 10.103,02 euros, e, assim, um resultado positivo de 6.173,72 euros (quase o dobro do valor apresentado na primeira versão).

Verificou-se outra disparidade no tocante ao total de gastos do Festival de Samba 2023. Em 10 de julho os gastos do Festival de Samba do Parque da Cidade eram de 84.916 euros. Em 12 de setembro passaram a ser de 75.643,97 euros. Desceram os gastos e aumentaram as receitas em 2.445,57 euros. No relatório de 10 de julho os proveitos eram de 30.954 euros e no de 12 de setembro passaram a ser de 33.399,57euros.

Relativamente ao Carnaval de 2024, da análise dos dois relatório apura-se outra variação. No relatório de 10 de julho o volume total de gastos era de 84.688 euros e na versão de 12 de setembro passou a ser de 80.898,92 euros. Nos proveitos “da maior festa da Mealhada”, o Carnaval, o valor em 10 de julho era de 144.705 euros e posteriormente, em 12 de setembro, passou a ser de 134.591 euros, uma quebra de 7 por cento.

Gostaríamos de ter tido oportunidade de esclarecer junto da direção da ACB por que razão as contas de um mesmo exercício, fechadas e prontas para serem apresentadas aos sócios, beneficiaram de tão significativas alterações até ao dia em que foram aprovadas por maioria – sem discussão prévia – em 12 de setembro. Foram efetuados contactos para Alexandre Oliveira, presidente da direção ACB, foi enviado email para a associação, mas não foi obtida qualquer resposta.

Para hoje, 25 de setembro, está marcada mais uma reunião da assembleia geral, que se realizará no Espaço Inovação da Mealhada, pelas 20 horas, com a seguinte ordem de trabalhos: “Leitura e aprovação da acta da assembleia anterior; Eleição dos órgãos sociais da associação; Outros assuntos de interesse para a associação”.