“Terra dos sonhos” é o novo projeto pedagógico da Casa da Criança da Misericórdia da Mealhada
O início de um novo ano letivo numa creche é sempre um momento especial, repleto de expectativas e descobertas. As crianças chegam cheias de curiosidade, prontas para explorar novos ambientes, fazer amigos e vivenciar experiências enriquecedoras. Para as famílias, é uma fase de adaptação e confiança, onde o cuidado e o acolhimento desempenham um papel fundamental. Já para a equipa educativa (diretor, educadoras, auxiliares), começa mais um ano letivo de desenvolvimento, com o compromisso de proporcionar um ambiente seguro e estimulante, onde cada criança possa crescer e aprender de forma saudável e feliz.
O mesmo acontece com a preparação para novo ano letivo na Casa da Criança, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, que implica a realização de várias atividades, de forma a garantir um início de ano tranquilo e organizado. As tarefas estão relacionadas com a receção e tratamento documental de inscrições e reinscrições, organização de turmas, de horários, do corpo docente, incluindo professores de atividades de enriquecimento curricular e a definição do plano de atividades a desenvolver.
Para o diretor da Casa da Criança, Nuno Semedo, cada ano letivo “significa sempre um renovar de entusiasmo e ambição. Esperamos continuar a proporcionar um serviço de qualidade, sempre com a perspetiva de melhoramento contínuo, que sirva o real interesse das nossas crianças, ao nível da aquisição de conhecimentos e do seu desenvolvimento pessoal e social.”
O contacto da criança com a natureza é o objetivo principal do projeto pedagógico/curricular para 2024/2025 intitulado “Terra dos Sonhos”, da Casa da Criança. Este projeto visa criar vivências significativas e importantes para o crescimento global da criança e prepara-las “para a vida, através do desenvolvimento da sua autonomia, competências globais e habilidades. Esperamos que este projeto permita que as crianças integrem atividades mais desafiadoras e inovadoras”, destaca o diretor. Na Casa da Criança existe o incentivo à integração e envolvimento das famílias no processo educativo que irão permitir a valorização da família e da escola, por parte das crianças.
A Casa da Criança, neste momento, tem apenas vagas no berçário e na sala dos 2 anos, sendo que as restantes salas estão preenchidas, contudo Nuno Semedo destaca “que as inscrições estão sempre abertas, pelo que, os pais interessados, deverão sempre realizar a sua inscrição.” Para este ano letivo de 2024/2025, contabilizando as várias respostas da área da Educação, passaram a usufruir pela primeira vez destes serviços, 55 crianças.
A Casa da Criança para além da creche, tem ATL que, estando aberto 12 horas por dia, facilita nos períodos letivos a entrega e recolha das crianças na escola, o acompanhamento na realização dos trabalhos escolares, o desenvolvimento de tarefas no âmbito do projeto anual e aulas de natação. Nos períodos de interrupção letiva, incluem uma programação diária de com atividades lúdicas no exterior e também visitas de estudo. O almoço e o lanche, estão sempre disponíveis.
A realização dos trabalhos de casa no ATL é possível e com o devido acompanhamento, contudo “esta atividade é facultativa e é uma escolha dos pais. Será sempre importante garantir que existe espaço e tempo para brincar. Brincar não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma parte crucial do desenvolvimento integral das crianças”, reforça Nuno Semedo.
O ATL está aberto durante 12 horas diárias, entre as 7:30 e as 19:30. Tem 100 vagas para preencher e neste momento existem 99 crianças inscritas.