Projeto de requalificação do centro da Mealhada reduz circulação automóvel
Durante a Semana da Mobilidade, que ocorreu de 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal da Mealhada apresentou um projeto de requalificação urbana com o objetivo de reduzir significativamente o trânsito automóvel no centro da cidade. “Devolver a rua às pessoas e às crianças, com mobilidade acessível para todos” é a principal meta desta intervenção, segundo António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
O anúncio foi feito no âmbito do workshop “Mealhada Acessível”, parte das atividades da Semana Europeia da Mobilidade. Durante o evento, António Jorge Franco revelou os detalhes da intervenção urbana nas principais vias do núcleo central, incluindo a Avenida 25 de Abril, Rua Eduardo Alves de Matos, Rua José Branquinho de Carvalho e o Jardim Municipal. O estudo preliminar do projeto já foi concluído e prevê a implementação de pavimentos táteis com cores diferenciadas, passeios nivelados com as vias de circulação e a criação de áreas de lazer e espaços verdes. Além disso, o projeto destaca a construção de vias partilhadas, onde a prioridade será claramente dada a peões e velocípedes.
“Políticos, projetistas e cidadãos devem projetar espaços públicos para todos, em que o automóvel é o intruso. Sou defensor das cidades e zonas urbanas com parques de estacionamento à volta do centro urbano, possibilitando que as pessoas circulem, à vontade, a pé, nas suas compras, nos seus momentos de convívio, possibilitando que as crianças circulem com segurança nos núcleos urbanos. É isto que pretendemos fazer no centro da cidade e em alguns núcleos urbanos das freguesias”, explicou António Jorge Franco, na cerimónia de abertura do workshop “Mealhada acessível”.
O evento também contou com a participação de Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal, que reforçou a importância da acessibilidade: “Não há inclusão sem haver mobilidade. O Espaço público deve permitir que toda a gente possa usufruir desse espaço com o máximo de autonomia e sem depender da ajuda de terceiros, seja um cego, seja uma pessoa com deficiência motora”,”, sublinhou.
O município da Mealhada já possui vários projetos concluídos recentemente que incorporam normas de acessibilidade. Um exemplo é o Parque de Estacionamento da Pampilhosa, que inclui pavimentos táteis e sem desníveis, facilitando a circulação. Outra iniciativa é a EN336-1, na Pampilhosa, que já é uma via partilhada, solução que será replicada na requalificação da Rua de Santo António, junto à zona escolar, ligando a Mealhada ao concelho de Anadia.
“Acreditamos que a redução do trânsito automóvel no centro da Mealhada vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos residentes e também beneficiar o comércio local. É ao caminhar pelas ruas que realmente vemos o que a nossa comunidade tem para oferecer”, concluiu António Jorge Franco.