Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Concelhia do PSD Mealhada sugere medidas preventivas contra incêndios


tags: Mealhada Categorias: Região quinta, 10 outubro 2024

A Comissão Política de Secção (CPS) do PSD Mealhada solicitou uma reunião ao Presidente da Câmara Municipal da Mealhada (CMM), António Jorge Franco, decorrida no passado dia 20 de setembro, em que o tema abordado foi a prevenção dos incêndios.

No encontro a CPS do PSD Mealhada mostrou total disponibilidade para conhecer as medidas, apoiar a Câmara, bem como as duas corporações de Bombeiros do concelho. Foram ainda avaliadas as medidas que foram sendo adotadas, aliadas ao plano de emergência existente, supervisionado também pela Coordenadora da Proteção Civil. A CPS do PSD Mealhada «considera urgente», que hajam mais meios disponíveis para o combate a incêndios.

PUB

A CMM já anunciou a aquisição de uma máquina de rasto, que fique em serviço permanente pela área florestal que abrange o concelho, porém falta a decisão da CIM para que esta obtenção aconteça. Em comunicado a CPS do PSD Mealhada reforça esta necessidade.

Para além disto, a Comissão Política do PSD Mealhada refere, no mesmo comunicado, que “importa avançar com um plano de proteção e salvaguarda da Serra do Bussaco, com meios-humanos residentes e ações de povoamento florestal, interditar a exploração de espécies de rápido crescimento e de elevada combustibilidade.”

Outra medida preventiva de incêndios sugerida por esta Comissão passa por “envolver os proprietários, que têm uma atividade inserida na Mata do Bussaco, desde logo a apicultura e de exploração melífera, com instrumentos de gestão territorial, assegurando uma fonte de receita e garantindo, ao mesmo tempo, a proteção da floresta.”

“O aumento da existência de linhas de água no concelho, necessárias para o abastecimento dos meios terrestres e aéreos no combate de incêndios”, é mais uma das recomendações da CPS do PSD Mealhada.

Por último, é ainda feita a “proposta a realização de um simulacro, na Mata Nacional do Bussaco, com a maior zona florestal, património nacional e um ex-libris único a nível mundial, envolvendo os meios terrestres, corporações de bombeiros e população.”

António Baptista Pires, presidente da Comissão Política do PSD Mealhada, destaca que “não vamos abdicar da implementação de medidas fulcrais de proteção e segurança dos munícipes e empresas bem como do nosso património florestal, que deem a tranquilidade necessária, mas sempre atentos aos efeitos e consequências dos atos maliciosos que têm devastado a nível nacional a floresta nos últimos anos e concretamente os acontecimentos ainda muito recentes no nosso distrito, de Aveiro”.