Misericórdia da Mealhada celebra 118 anos com eucaristia
A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) celebra, no próximo dia 15 de outubro, 118 anos de dedicação e serviço à comunidade. Fundada em 1906, a instituição tem sido um pilar de apoio social e saúde na região, desempenhando um papel essencial no cuidado dos mais frágeis, em particular os idosos e doentes.
Para assinalar esta data histórica, a SCMM preparou uma celebração religiosa especial. Na próxima terça-feira, dia 15 de outubro, será realizada uma missa solene na Capela de Sant’Ana, pelas 19h. O evento contará com a presença de membros da direção da Santa Casa, colaboradores, utentes, familiares e a comunidade local, numa manifestação de fé e gratidão pelos anos de trabalho e dedicação.
A instituição, ao longo de mais de um século, tem expandido as suas valências, oferecendo serviços que vão desde o apoio domiciliário à gestão de unidades de cuidados continuados, garantindo um atendimento de qualidade. "Este aniversário é mais um marco da nossa missão, que se mantém viva graças ao compromisso de todos os que, diariamente, trabalham para cuidar do próximo", afirmou o provedor da instituição, João Peres.
O momento de reflexão e celebração será também uma oportunidade para recordar o legado histórico da Santa Casa e reforçar o compromisso com o futuro.
Ainda no âmbito das celebrações do aniversário, no dia 15 de outubro, pelas 16 horas, irá desenrolar-se uma tertúlia com o provedor João Peres, no Lar Cânova Ribeiro, onde falará do seu serviço à Misericórdia da Mealhada ao longo de 20 anos.
As tertúlias, realizam-se normalmente duas vezes por mês, são abertas à comunidade com temas atuais e pertinentes. É num ambiente descontraído que os temas das tertúlias se desenrolam, sempre com a presença de um convidado ligado à temática a desenvolver que partilha as suas experiências. Os participantes, para além de um bom momento de convívio, ficam a conhecer um pouco mais de cada área abordada. Já foram realizadas várias tertúlias com temas como: a fotografia, leitura para a 3ª idade, a importância da hidratação, a arte de representar, ou até a história do carnaval.
Por fim, neste dia comemorativo utentes, crianças e colaboradores irão celebrar mais um ano de existência desta instituição que continua a cuidar de todos nós.