Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Erasmus+ incentiva participação dos jovens na comunidade


tags: Mealhada Categorias: Região terça, 15 outubro 2024

O Município da Mealhada participa no programa Erasmus+, em parceria com os municípios de Paredes (coordenador) e Pedreguer (Espanha), através do projeto "ChangeMakers' arena". Esta iniciativa, dirigida aos jovens, tem como objetivo capacitá-los em várias áreas, promovendo uma participação crítica e informada na construção de uma Europa mais democrática, inclusiva e sustentável.

O "ChangeMakers' arena" inclui uma série de encontros, designados "arenas", onde os jovens terão a oportunidade de aprender e refletir sobre diferentes temas. A cerimónia de abertura, que será online, está marcada para o dia 21 de outubro, às 17h00, e contará com a participação dos três municípios envolvidos. Logo após, terá lugar a primeira arena, na Mealhada, onde os participantes poderão conhecer o projeto "Lucas With Strangers", apresentado pelo jovem Lucas, que partilhará a sua iniciativa comunitária de impacto positivo.

PUB

Até março as arenas sucedem-se com temas como “Digital e inovação: workshops que utilizam tecnologias digitais e gamificação para ensinar os jovens a utilizar as ferramentas digitais para a participação cívica; “Criatividade e expressão: arena cultural e artística atividades que incentivam a expressão artística e cultural, promovendo a diversidade e a inclusão através da arte”, “Ação e impacto: arena projetos de impacto comunitário: incentivar jovens a desenvolver e implementar projetos que causem impacto positivo nas suas comunidades”, entre outros.

Cada arena terá inscrições abertas para jovens dos 13 aos 30 anos, sendo que os primeiros 20 inscritos receberão um kit - brinde de participação. Além das arenas, o projeto inclui também um intercâmbio para 10 jovens, em Espanha, e uma visita a Bruxelas e às instituições europeias para quatro jovens participantes nas arenas.

Este projeto é uma oportunidade única para jovens de diferentes origens se envolverem em atividades cívicas, sociais, culturais e políticas, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais e a construção de uma identidade europeia mais coesa.

O projeto visa promover a participação ativa dos jovens, incentivando o seu envolvimento em atividades das esferas cívica, económica, social, cultural e política, procura desenvolver competências digitais e literacia mediática, fomentando, por exemplo, a literacia mediática para fortalecer a resiliência dos jovens contra desinformação e fake news, e tem também como objetivo estimular o diálogo entre jovens e decisores, criando oportunidades para que as vozes dos jovens sejam ouvidas e consideradas nas políticas públicas e processos de tomada de decisão.

Os eventos iniciam dia 21 de outubro e decorrem até abril do próximo ano.