Mealhada escolhida para ser residência artística no âmbito do MATE Festival
Música, Arte, Tecnologia e Educação vão-se encontrar no MATE Festival 2024, entre 19 e 22 de outubro, em Coimbra, no Convento de São Francisco. A Câmara Municipal da Mealhada integra, pela primeira vez, o Festival MATE.
De 17 a 19 de outubro, a Mealhada será uma residência artística, já que juntará o Grupo Cultural Pataca do Norte, originário da Guiné Bissau, com músicos das Escolas de Samba cidade bairradina, num encontro de culturas que culminará numa apresentação, dia 19 de outubro, na Mealhada, e outra, dia 20, em Coimbra. Será, segundo Filomena Pinheiro, vereadora da cultura da Câmara Municipal da Mealhada, “uma oportunidade única de promover a cultura local e fortalecer a visibilidade do município, a nível nacional e internacional, amplificando o impacto cultural e criativo da Mealhada e posicionando-o como um centro de inovação e cultura”.
A ligação histórica da Mealhada ao Carnaval foi o principal motivo que levou o organizador do MATE Festival, Eron Quintiliano, a escolher esta cidade para residência artística. “A Mealhada foi escolhida pela sua riqueza histórica e cultural e a forte ligação ao património gastronómico nacional. O município tem uma oferta histórica ligada ao Carnaval, que movimenta milhares de pessoas durante todo o ano. Entre encontros, ensaios e preparações, o Carnaval da Mealhada não só representa uma expressão artística e cultural, mas também gera uma significativa movimentação económica direta para a região. Esta dinâmica de envolvimento comunitário e celebração artística tornou a Mealhada um lugar ideal para acolher uma residência artística no âmbito do MATE Festival.” Para além disto, Eron Quintiliano acrescenta que “a integração da Mealhada com a região de Coimbra oferece uma experiência única aos artistas, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições locais. A escolha da Mealhada reforça o compromisso do MATE em criar pontes entre o património cultural, a inovação artística e a economia criativa.”
As Escolas de Samba da Mealhada – Amigos da Tijuca, Real Imperatriz, Batuque e Sócios da Mangueira - irão atuar, no dia 20 de outubro, no MATE Festival 2024.
O MATE Festival começou em 2016 no Brasil com o objetivo de “juntar artistas, profissionais e projetos criativos, promovendo o diálogo e colaboração entre os países de língua portuguesa e a comunidade ibero-americana em geral. Em Portugal, a primeira edição do MATE Festival aconteceu em 2023, em Coimbra”, explicou o organizador do evento.
O evento é diversificado, inclui concertos, showcases, palestras, workshops e ainda um mercado criativo. “É especialmente direcionado a profissionais das indústrias criativas, como músicos, artistas, produtores, programadores culturais, educadores, gestores e investigadores. No entanto, o festival também abre espaço para o público em geral, famílias, curiosos e estudantes que buscam experiências culturais imersivas e inovadoras”, referiu Eron Quintiliano ao Jornal da Mealhada.
Imagem retirada do Facebook do Grupo Pataca do Norte