Vimieira mantém tradição festiva gastronómica
O Festival do Negalho e da Chanfana e a XIX Feira de Artesanato decorrem no próximo fim de semana, 26 e 27 de outubro, na Vimieira, freguesia de Casal Comba, onde haverá lugar para momentos musicais animados.
Este evento iniciou em 2001, organizado pela Associação para Defesa do Património Cultural da Vimieira, passou a ser também organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira já que os elementos da direção da Associação e do Grupo Folclórico eram os mesmos.
Realizado sempre no último fim de semana de outubro, o Festival do Negalho e da Chanfana, pratos tradicionais da Vimeira, têm atraído cada vez mais curiosos “vindos de toda a região para degustar esta iguaria. Os negalhos são confecionados com o bucho da cabra e são recheados com carne de porco, vaca e cabra. Somos nós, elementos do Grupo Folclórico, que os fazemos e já confecionamos perto de 800 negalhos”. Já a Chanfana “é carne de cabra confecionada com vinho tinto” explicou Idalina Várzeas ao Jornal da Mealhada.
A Feira de Artesanato, incluída neste evento, terá expositores da aldeia e do concelho que querem dar a conhecer os seus produtos. “Ao longo dos anos temos recebido expositores vindos de Coimbra, Cantanhede, Ovar, Tocha e de outras zonas, o que significa que o nosso Festival está a ganhar alguma dimensão”, salientou Idalina Várzeas.
O Festival do Negalho e da Chanfana e a XIX Feira de Artesanato inicia pelas 15 horas, no sábado e decorre até às 24 horas. Pelas 21 horas o evento será animado pelo Grupo Musical ‘Tira a Rolha’. No domingo, dia 27, inicia pelas 11 horas, a tarde terá “animação surpresa”, tal como indica o cartaz do Festival.