“A Marta e o Basquetebol”: uma história de superação e resiliência
A anadiense Sofia Cravo Santos escreveu o livro: “A Marta e o Basquetebol: histórias para miúdos com orientações para pais e treinadores”, que será lançado na Biblioteca Municipal de Anadia, no próximo dia 9 de novembro, tal como informa a nota de imprensa enviada ao Jornal da Mealhada.
O livro relata a história da Marta, uma menina de oito anos, muito alegre e sorridente, que adora jogar basquetebol, ou pelo menos, lançar a bola ao cesto que tem em casa. Todos os dias, a Marta e o pai jogam juntos, mas ela acha que o pai é muito mau jogador, nunca consegue acertar mais do que uma vez no cesto. O que ela não sabe é que o pai falha de propósito só para a ouvir a rir e a ver feliz. Um dia mudam de casa e a Marta tem oportunidade de fazer uma das coisas que o seu coração mais deseja: entrar numa equipa de Basquetebol.
Ao longo da história deste livro a Marta vai deparar-se com situações como a entrada no basquetebol, o divórcio dos pais, a morte do avô, bullying, lesões, não ser capaz de regular as suas emoções. Vai também fazer amizades, criar estratégias para lidar com os desafios e ter como aliados os seus pais, os seus amigos, o treinador Gonçalo e a psicóloga Sofia.
O livro encontra-se repleto de orientações práticas para pais e treinadores sobre os temas que aborda e pretende levar à reflexão e à procura de novas respostas. É um livro sem fórmulas mágicas nem tem respostas para todas as situações que todas as crianças e adolescentes passam na sua vida desportiva.
A autora do livro, Sofia Cravo Santos, é formada em Psicologia da Educação e Orientação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Para além de diversas formações em Psicologia do Desporto, tem também formação em Coaching Psicológico, Intervenção em Crise, Catástrofe e Emergência, assim como em Primeiros Socorros Psicológicos para Adultos e na Infância.
No final da apresentação do livro terá lugar uma sessão de autógrafos.