Museu do Vinho Bairrada recebe especialistas das “Conferências de Outono”
O auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, será palco, na próxima sexta-feira, 22 de novembro, das 9h às 17h, das “Conferências de Outono”, um evento promovido pelo Município de Anadia em parceria com a FNWay Consulting & Innovation.
A edição deste ano, composta por uma única sessão, contará com dois painéis de especialistas, organizados nos períodos da manhã e da tarde. Sob a coordenação de Luís Mira Amaral e Miguel Frasquilho, os debates abordarão os temas: “Atração de mão de obra e integração social” e “Captação de investimento empresarial pelos municípios”, segundo informa a nota de imprensa enviada pelo município.
O primeiro painel, moderado por Miguel Frasquilho, será subordinado à temática da “atração de mão de obra e integração social”, um dos desafios mais prementes para a economia e a sociedade portuguesas. “Num contexto em que a imigração é uma das temáticas mais discutidas em Portugal, a capacidade de atrair talentos qualificados e integrar eficazmente a mão de obra no tecido social é fundamental para o crescimento e a inovação das empresas e, simultaneamente, para o fortalecimento da coesão social”, explica o comunicado. Este painel terá como oradores: Luís Pais Antunes (presidente do Conselho Económico e Social), Alexandra Andrade (country manager do The Adecco Group) e José Aleixo Santiago (presidente do Conselho de Administração da Epedal – Indústria de Componentes Metálicos, S.A.).
O segundo painel, com moderação de Luís Mira Amaral, “vai debater a importância do desenvolvimento socioeconómico dos concelhos, que passa, não só, mas também, pela atração de investimento empresarial. Com efeito, as autarquias não têm os poderosos sistemas de incentivos financeiros e fiscais para atrair o investimento, os quais são geridos pelas agências governamentais, mas podem e devem saber criar condições em termos de infraestruturas, habitação e ambientes cultural e desportivo, que permitam atrair e fixar quadros qualificados”, de acordo com o município.
Caso estas condições sejam criadas, os quadros empresariais e os talentos já optem por viver e trabalhar nos concelhos. A disponibilização dessas condições pelas câmaras municipais e o diálogo com as agências governamentais, como o AICEP, será útil para se analisar as condições de Anadia para a atração e fixação de empresas. O painel tem como oradores: Martins da Cruz (presidente do Conselho de Administração da Oeiras Valley Investment Agency), Luís Pádua Gonçalves (senior inward investment manager da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), João Paulo Anjos (diretor do Departamento de Economia e Gestão Financeira e Patrimonial do Município de Anadia) e Mário Costa e Cátia Pêgo (jovens empresários anadienses nas áreas de restauração e publicidade).
A iniciativa visa fomentar discussões sobre questões nacionais de grande impacto local, promovendo estratégias que unam esforços governamentais, municipais e empresariais para o desenvolvimento socioeconómico.
A entrada é gratuita, mas necessita de inscrição em: https://forms.gle/aNrHBcqXjiRsJFE36.