Vitivinicultura foi o tema principal na 1ª edição das “Conferências da Bairrada”
A primeira edição das “Conferências da Bairrada” sobre o Orçamento de Estado de 2025, organizada pelo PSD de Anadia e PSD da Mealhada, decorreu no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, no passado dia 16 de novembro. Considerado um “verdadeiro sucesso” pela organização, o evento proporcionou um debate “enriquecedor” sobre a Agricultura, com ênfase no setor vitivinícola, um dos pilares da economia da região, num “auditório cheio e uma participação ativa”.
Produtores locais, representantes políticos e interessados no tema, participaram ativamente com os convidados. José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Jorge Rama, da Adega Rama e Célia Alves, das Caves São João, debateram as implicações do Orçamento de Estado de 2025 nas atividades agrícolas e vitivinícolas da Bairrada. Durante a sessão foram destacados os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do setor, crucial para o território bairradino.
O presidente do PSD Anadia, Pedro Esteves, reforçou a importância do evento: “é fundamental criar sinergias entre governantes e agentes locais para encontrar soluções conjuntas que respondam aos desafios específicos da nossa região. Esta conferência foi mais um passo nesse sentido, fortalecendo a ponte entre os decisores políticos e a comunidade local."
Já António José Pires, presidente do PSD Mealhada, salientou o impacto da iniciativa, reforçando que “este espaço de debate é crucial para esclarecer questões sensíveis para a nossa região e para promover a cooperação entre os diversos agentes envolvidos no desenvolvimento territorial."