Mortágua celebra 50 anos do 25 de Abril com talentos locais
O Centro de Animação Cultural acolheu o encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no passado dia 17 de novembro, promovidas pelo Município de Mortágua. O evento destacou o fim da ditadura e a conquista da liberdade e democracia, reunindo talentos locais como dos Paralelos do Ritmo, jovens do Clube de Leitura em Voz Alta do Agrupamento de Escolas de Mortágua, jovens da Classe de Iniciação da Filarmónica e do Coral Juvenil Sílvia Marques, e os alunos seniores da Academia Saber +.
O espetáculo trouxe músicas emblemáticas da Revolução, de artistas como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Luís Cília, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fernando Tordo, Ermelinda Duarte, GAC - Vozes na Luta, entre outros. Canções como “Era de noite e levaram”, “Canto do desertor”, “Canção de madrugar”, “A cantiga é uma arma”, “Tourada”, “Liberdade”, “Que força é essa”, “Somos Livres”. reforçando a importância dessas canções na resistência e mobilização durante a ditadura, informa o município de Mortágua.
O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, enalteceu a participação das diferentes gerações, sublinhando a relevância de transmitir o legado do 25 de Abril. “Mortágua sempre foi, é e continuará a ser uma terra de liberdade”, afirmou, destacando marcos históricos do concelho. O evento encerrou um programa diversificado que incluiu exposições, conferências e concertos, consolidando o espírito de liberdade para as novas gerações.